Correio dos Campos

Paraná é o segundo estado que mais registrou incêndios por sobrecarga

11 de junho de 2022 às 10:00

COM ASSESSORIAS – O Paraná é o segundo estado do Brasil que mais registrou incêndios por sobrecarga. Com 88 ocorrências, a região ficou atrás somente de São Paulo, com 92 acidentes. No que diz respeito aos choques elétricos, o Paraná ficou em sexto lugar na listagem, com 37 óbitos, face aos 674 apontados em todo o país. Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), que mostram que a maioria dos incêndios por sobrecarga aconteceram nas residências e nas empresas, independentemente do porte.

Em todo o Brasil, as principais causas de mortes por choques elétricos foram: fio partido ou sem isolamento; eletrodoméstico ou eletroeletrônico, sendo as geladeiras e freezers os principais vilões; e extensão, benjamins e tomadas.

Os acidentes com o carregador de celular – um item novo no Anuário da Abracopel – foram responsáveis por 21 choques elétricos em todo o Brasil, sendo 16 fatais. Antes de 2018, a entidade não tinha esse item no banco de dados, já que casos de acidentes (choque elétrico ou incêndio por sobrecarga) não apareciam em notícias.

O principal motivo para incêndios e choques é o desconhecimento e o descaso com o risco que as pessoas correm, não seguindo normas e regulamentos. Segundo Fábio Amaral, engenheiro eletricista e diretor da Engerey Painéis Elétricos: “é comum as pessoas acharem que os acidentes nunca acontecerão consigo ou com familiares, então elas correm o risco, mas esquecem que, na grande maioria dos casos, a eletricidade não dá uma segunda chance e, com isso, acabam se acidentando”.

EVITANDO CHOQUES EM CASA

Em sua avaliação, o Brasil tem um número significativo de acidentes com choque elétrico, situação que, na maioria das vezes, poderia ser evitada com a execução de projetos elétricos e a instalação de dispositivos de proteção como DR (Diferencial Residual), por exemplo, ou, ainda, o dimensionamento correto de condutores.

Por isso, Fábio Amaral, engenheiro eletricista e diretor da Engerey, empresa curitibana especializada na montagem de painéis elétricos que atende todo o Brasil, aconselha às pessoas nunca realizarem nenhum trabalho envolvendo eletricidade se não tiverem conhecimento sobre o assunto e, tampouco, sobre os riscos que ela oferece. “Para um profissional capacitado, é sempre importante fazer rotineiramente a Análise Preliminar dos Riscos (APR), elaborando, assim, procedimentos padrões para a realização do serviço de forma segura”.