Correio dos Campos

Municípios integrantes do CimSaúde alinham início do Qualicis

1 de junho de 2022 às 09:08
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O início do convênio com o Governo de Estado na área da Saúde vem sendo debatido na região dos Campos Gerais. Integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Prefeituras e Conselho dos secretários municipais de saúde (Cresems) da região estiveram reunidos para tratar sobre o Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná (Qualicis) na última semana.

Conforme a diretora do CimSaúde, Pamella Costa, a contratualização do programa junto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está em fase de finalização, por isso a necessidade de alinhamento entre as partes. “Estipulamos cronograma dos encaminhamentos necessários para viabilizar a implantação e execução do convênio”, esclarece.

Presidente do Cresems da 3ª Regional e secretária de Saúde do município de Castro, Maria Lídia Kravutschke se mostrou otimista com a nova fase do CimSaúde. “Estamos muito animados. As questões estão se alinhando para o fortalecimento do nosso Consórcio”, avalia, destacando que todo Consórcio precisa contar com o apoio dos municípios, já que estes são os beneficiados com os serviços.

Além do Qualicis, os representantes da saúde na região debateram a importância da utilização dos recursos da Ficha de Programação Orçamentária (FPO) pelos municípios. “Discutimos as demandas, serviços contemplados no momento e a ampliação da oferta para o próximo contrato da FPO, que está em trâmite junto a 3ª Regional de Saúde”, explica a diretora.

Com a presença da equipe de Saúde do município de Castro, os serviços prestados pelo Consórcio na subsede de Castro foram citados no encontro. Desde o mês de abril, o município conta com a sub-sede que atende as especialidades de neurologia, ortopedia, oftalmologia, dermatologista e geriatria.

Novas especialidades da atenção secundária para a população, a implantação de procedimentos cirúrgicos e serviços como o de odontologia fazem parte dos estudos do Consórcio e dos municípios consorciados. “Além disso, estamos verificando a possibilidade de realizarmos licitações compartilhadas”, antecipa a diretora.