Correio dos Campos

Auxílio aos pequenos produtores rurais na correção do solo de suas propriedades

19 de abril de 2022 às 18:48
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Arapoti, através da Secretaria de Agricultura, auxilia os pequenos produtores rurais na correção do solo de suas propriedades com suporte técnico para análise do solo, transporte e aplicação de calcário.

O acesso a esses serviços é restrito a pequenos produtores rurais enquadrados como agricultores familiares. Além disso, precisam possuir CAD/PRO e estarem dispostos a implementar técnicas adequadas de manejo de solo, conforme orientação dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Instituto de Desenvolvimento Rural (Emater).

“A aplicação do calcário é importante para corrigir o PH do solo, diminuir a acidez, fornecer cálcio e magnésio para as plantas, estimular o crescimento radicular de forma que haja melhora no aproveitamento dos nutrientes, resultando em aumento da produtividade”, explica o chefe da divisão Agrícola, Flávio Oliveira.

Como funciona

O produtor deve requisitar a análise do solo na secretaria de Agricultura, que se responsabiliza pelo recolhimento do material e encaminhamento ao laboratório de escolha do produtor, que é responsável pelas despesas laboratoriais. Constatada a necessidade, o produtor deve adquirir o calcário, que será buscado pela Prefeitura no local da venda e levado até a propriedade rural. Cada produtor tem direito a uma viagem por ano.

Caso o uso de máquinas da Prefeitura para aplicação do material seja necessário, o produtor rural deve realizar o agendamento na Secretaria de Agricultura e realizar o pagamento das horas máquinas necessárias.

Serviço – Pequenos produtores rurais que necessitem de serviços prestados pela Secretaria de Agricultura podem procurar as salas 09 e 10 do Centro Administrativo Municipal (antigo Inpacenter) ou entrar em contato através do telefone: (43) 3512-3151.