Correio dos Campos

Deputada Mabel Canto se reúne com comissão da PM para apurar casos de violência sexual e moral

Casos de assédio chegaram ao conhecimento de Mabel e da Procuradoria da Mulher
23 de março de 2022 às 14:30

COM ASSESSORIAS – A deputada estadual Mabel Canto (PSC), juntamente com a assessoria da Procuradoria da Mulher, esteve reunida nesta terça-feira (22) com a Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual da Polícia Militar do Paraná, coordenada pelo Corregedor Geral da Polícia Militar, Coronel Dorian Nunes Carvalheiro. Na ocasião, foi conversado sobre as ações tomadas pela comissão para apurar, prevenir e punir os casos de assédio sexual e moral ocorridos dentro da corporação.

O encontro contou com a presença das oficiais da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandra Ramos dos Santos e as capitãs Janine Luana Oliveira Luz e Carolina Pauleto Ferraz Zancan, as quais destacaram a atuação da comissão em todo o Estado do Paraná pela busca da resolução de questões de assédio dentro da corporação.

Casos de assédio dentro da Polícia Militar chegaram ao conhecimento de Mabel, onde no mês de fevereiro a deputada denunciou na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) um caso que envolve uma soldado da polícia militar que sofreu assédio sexual de seu superior hierárquico. O caso foi apurado através de um Inquérito Policial Militar (IPM), onde o superior admitiu ter “encostado a mão na perna da soldado”, e não negou em momento algum o contato físico. Na época, o que chamou a atenção foi a celeridade entre a instauração da investigação, iniciada em setembro de 2021, e seu arquivamento, dezembro do mesmo ano. Após sua fala, a deputada recebeu outras denúncias de casos de assédio sexual dentro da corporação.

Para auxiliar às vítimas, foi concordado em diligenciar estas situações junto à Defensoria Pública do Paraná para que represente policiais militares que não possuem recursos suficientes para apoio jurídico, além disso, serão realizadas tratativas com o Ministério Público (MP) e com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para a devida apuração dos casos.

A comissão

A Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual da Polícia Militar do Paraná foi formada há cerca de um ano, e tem implantado diversas ações com objetivo de quantificar os casos de assédio e incentivar a denúncia, tanto por vítimas quanto por testemunhas destas situações. Ela ainda busca capacitar militares para atenderem e darem prosseguimentos nas investigações de casos de assédio, além de fomentar a reflexão sobre o tema dentro da instituição.