Correio dos Campos

O sentido do Natal

*Por: Cibele Bastos Guaringue - Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Pio XII
22 de dezembro de 2021 às 18:30
(Foto: Divulgação)

O tempo que antecede o Natal é o Advento. A palavra “advento” quer dizer “o que está para vir”. O tempo do Advento é para toda a Igreja a vivência do mistério de espera e preparação para a vinda de Cristo.

Nesse período de preparação para a data de nascimento de nosso Salvador, somos convidados a olhar o futuro com esperança, com a certeza de que junto ao Cristo encontramos vida nova.

Nas quatro semanas que antecedem o Natal, temos a oportunidade de redescobrir, melhorar e amadurecer nossa relação com a espiritualidade. Nesses dias, podemos preparar nossos corações e mentes para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro.

Como nos orienta o Papa Francisco, esses tempos nos inspiram a compreensão de que as pequenas coisas são nosso tesouro. No anonimato da vida, alguns gestos podem se perder, tais como a ternura, o carinho e a compaixão; porém, eles são fundamentais. Neste período do Natal, somos inspirados pelo nascimento de Jesus a resgatar essa nossa essência solidária. Nutridos pela esperança representada pelo nascimento do filho de Deus, nos lembramos da importância e da singeleza dos gestos.

Os símbolos natalinos nos ajudam na preparação para o nascimento de Jesus. E, pensando no verdadeiro sentido do Natal, nossos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental enfeitaram as portas das salas de aula com os diversos símbolos natalinos, juntamente com as professoras regentes.

Não esqueçamos que, sem Jesus, não há Natal. Há outra festa, mas não o Natal. E, se no centro está Ele, então também tudo ao redor, isso é, as luzes, os sons, as várias tradições locais, as comidas características, tudo contribui para criar a atmosfera da festa, mas com Jesus no centro. Se nós o tiramos, a luz se apaga e tudo se torna falso, aparente.

Feliz Natal!