Correio dos Campos

Aliel avalia como produtivo os trabalhos da Comissão de Ciência e Tecnologia

Num ano desafiador, presidente avalia que a Comissão cumpriu o papel de defender a Ciência, as pesquisas e a vacina; parlamentar assumiu os trabalhos em março
16 de dezembro de 2021 às 09:37

COM ASSESSORIAS – O deputado federal ponta-grossense Aliel Machado (PSB), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, presidiu nesta quarta-feira, 15, a última reunião de 2021. O parlamentar fez um balanço dos trabalhos da Comissão, que é uma das mais importantes da Casa. A CCTCI é responsável pela discussão da implantação da tecnologia 5G, das concessões de rádio e TV, além das pesquisas científicas e vacinas.

Ao lado do secretário Robson Coutinho, o parlamentar agradeceu a equipe técnica e aos deputados integrantes da Comissão. O parlamentar destacou que este foi um ano difícil para a Ciência, com um grande debate em defesa da vacina e a importância da pesquisa científica em instituições públicas para o enfrentamento da pandemia.

“Este foi um ano muito produtivo para nós, independente dos posicionamentos políticos, tivemos aqui uma unidade em torno da defesa da Ciência e da Tecnologia. Nós cobramos, mas também auxiliamos o Governo nos projetos importantes para o desenvolvimento do país. Pra mim foi uma grande honra presidir essa comissão, num ano tão desafiador para todos”, destacou Aliel.

De acordo com os dados da assessoria técnica, somente em 2021, a Comissão recebeu 1182 proposições, apreciou 899 propostas, sendo 721 TVRs (novas concessões e renovações de concessões de rádios e TVs), 41 Projetos de Lei conclusivos (que não necessitam ir à plenário). Além disso, mesmo num ano de pandemia, realizou 63 eventos, sendo 31 reuniões deliberativas e 23 audiências públicas.

Na semana passada a Comissão entregou o 1º Prêmio César Lattes (cientista brasileiro, nascido em Curitiba), proposto pelo deputado ponta-grossense e que homenageou personalidades e instituições que defendem a Ciência e a Tecnologia. Aliel também foi um dos representantes do Brasil na COP 26, realizada em Glasgow, na Escócia, e que debateu o futuro do clima no mundo.

Alie foi eleito presidente da Comissão em março deste ano. Entre as votações de projetos importantes e audiências públicas realizadas, o parlamentar também tem lutado contra o corte de recursos para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).