Prefeitura de Arapoti comemora o Dia do Fonoaudiólogo
COM ASSESSORIAS – No dia 09 de dezembro é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, esta data é reconhecida como o dia em que foi regulamentada a profissão no Brasil, no ano de 1981.
Ligada a área da Saúde, a Fonoaudiologia é uma profissão que contribui para pesquisar, prevenir, avaliar e tratar as alterações da voz, fala, linguagem e aprendizagem dos indivíduos. Atualmente, os estudos estão voltados para o processo de comunicação, a linguagem e comportamento humano.
O que faz um fonoaudiólogo?
O trabalho como fonoaudiólogo é abrangente e pode atuar desde momentos difíceis, como reabilitação de pacientes, até no processo de ensino-aprendizagem de crianças. A atuação permite um intercâmbio de informações entre fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde, contribuindo para melhorar distúrbios da fala, audição e linguagem.
Além disso, promovem o diagnóstico de problemas na voz para pessoas que a usam para fins sociais e profissionais, realizando terapias e aperfeiçoamentos dos padrões de fala em todas as idades.
A profissão permite participar de espaços educacionais, como escolas e creches, para auxiliar no desenvolvimento da comunicação de alunos e favorecer o processo de ensino-aprendizagem.
Como é o mercado de trabalho para fonoaudiólogos?
Por estar presente em diversos campos relacionados à saúde e bem-estar, o profissional pode atuar em: hospitais e postos de saúde, consultórios, clínicas, escolas, grupos de teatro e canto ou em qualquer ambiente de trabalho que envolva audição e voz, e também em ambientes com poluição sonora excessiva.
Nesses locais, o fonoaudiólogo pode prestar assistência desde bebês em situações de risco, até crianças que apresentam atraso no desenvolvimento e distúrbios da fala, da linguagem ou da audição. Podem auxiliar de forma significativa em pessoas que apresentam problemas de voz e distúrbios de aprendizagem.
Também são capazes de ajudar no processo de reabilitação em pacientes com distúrbios de deglutição, mastigação e/ou sucção, pessoas que apresentam qualquer dificuldade de comunicação em decorrência de sequelas de doenças neurológicas, e pessoas portadoras de deficiências que tenham problemas de comunicação.