Correio dos Campos

Aliel entrega Prêmio para personalidades da área da Ciência

Prêmio foi proposto pelo deputado ponta-grossense, que preside a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática
8 de dezembro de 2021 às 18:28
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (8) o Prêmio César Lattes 2021. A condecoração, proposta pelo deputado federal Aliel Machado (PSB), homenageia personalidades físicas e jurídicas que se destacaram na defesa e na promoção da ciência, da tecnologia e das inovações no Brasil no ano de 2021.

As indicações foram realizadas pelos membros da Comissão e a seleção foi feita por uma comissão julgadora formada por deputados de diferentes partidos. O prêmio tem por objetivo demonstrar que a Comissão valoriza e reconhece os pesquisadores, cientistas e instituições que promovem ações voltadas para a inovação, o desenvolvimento e a melhoria do bem-estar da nossa população.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e propositor do Prêmio César Lattes, deputado Aliel Machado, falou sobre a importância da valorização da Ciência. “Talvez não haja momento mais oportuno do que este para reconhecermos a importância das nossas instituições, dos nossos cientistas e dos projetos de excelência que tem por objetivo final e principal melhorar a vida das pessoas. Faço um especial agradecimento aos agraciados e seus representantes aqui presentes”, destacou Aliel.

A cerimônia ocorreu durante a reunião da CCTCI e contou com a presença de parlamentares de vários partidos e de alguns dos indicados. Alguns dos condecorados participaram da premiação via on-line. Receberam o prêmio o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marco Antônio Raupp (in memorian) – representado por Elizabeth Alves Mendonça, ambos indicados pelo deputado Eduardo Cury (PSDB), o representante do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie) professor Fernando Marinho Mezzadri, indicado pelo deputado Gustavo Fruet (PDT), o epidemiologista, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19, Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal, indicado pela deputada Luiza Erundina (Psol) e a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, indicada pelo deputado Luis Miranda (Democratas).

César Lattes

César Lattes (1924-2005) foi um importante cientista brasileiro, nascido em Curitiba (PR), filho de imigrantes italianos. Descobriu junto com outros pesquisadores (o italiano Giuseppe Occhialini e o britânico Cecil Frank Powell) a partícula que mantém o núcleo atômico coeso: o “méson pi” (ou píon).

Embora Lattes fosse o primeiro autor do artigo que descreve o “méson pi”, apenas Cecil Powell foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física, em 1950. A razão para essa aparente negligência é que a política do Comitê do Nobel, até 1960, era conceder o prêmio apenas ao líder do grupo de pesquisa – Powell, no caso. Entre 1949 e 1954, Lattes foi indicado sete vezes ao Nobel de Física.

Em 1999, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) homenageou o cientista brasileiro ao batizar o sistema utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes. A Plataforma Lattes é uma base de dados de currículos e instituições de todas as áreas do conhecimento. O Currículo Lattes registra a vida profissional dos pesquisadores, sendo elemento indispensável para a análise de mérito e competência dos pleitos apresentados a quase todas as agências de fomento no Brasil.