Correio dos Campos

Crea-PR vai promover encontro com Entidades de Classe

Objetivo da 47ª edição do EPEC é integrar entidades, planejar futuras ações e oferecer conteúdo de valor para os participantes
8 de novembro de 2021 às 14:38
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na próxima quarta-feira (10), começa o 47º EPEC, Encontro Paranaense de Entidades de Classe, organizado pelo Crea-PR com o objetivo de reunir gestores e representantes das Entidades de Classe, profissionais e lideranças das áreas tecnológicas, a fim de debater e discutir as tendências e rumos das Engenharias, Agronomia e Geociências em nível estadual e nacional.

Neste ano, em função das medidas para enfrentamento da Covid-19, o evento contará com uma novidade: a programação será híbrida, contemplando os participantes que estarão no local e, também, os que estiverem em outras cidades.

“É um marco histórico, pois teremos mais de 300 participantes interagindo em Foz do Iguaçu e outros pelo YouTube e demais redes. Esperamos, com isso, ter um recorde de participação, com público esperado entre 2 mil e 3 mil pessoas”, comenta Claudemir Prattes, gerente de Relações Institucionais do Crea-PR.

Além da novidade no formato, o EPEC 2021 também tem outros atrativos. Simultaneamente ao encontro, ocorrerá o 30º Fórum de Inspetores, evento que acontece anualmente com a finalidade de orientar e promover a troca de ideias entre os profissionais e a cerimônia do 14º Ciclo do Prêmio Crea-PR da Qualidade – PCQ, que visa premiar as Entidades de Classe que foram destaque em suas gestões no ciclo 2020/2021. Também acontecerá a entrega do Prêmio Destaque Profissional, homenageando atuações de 2021, dentro das categorias: Profissional Destaque, Educador Destaque e Carreira Destaque. No total, serão 24 homenagens.

“O Encontro é um dos eventos mais tradicionais do Crea-PR por reunir todos os representantes das Entidades de Classe do Estado. Neste ano, o escopo central é inovação e sustentabilidade, pois viemos de períodos bastante difíceis para a manutenção das entidades classicistas, que terão a oportunidade de se aproximar de temas como captação de recursos, eventos técnicos, efetivo funcionamento das associações e campanha de fortalecimento ao associativismo e defesa dos profissionais”, destaca Claudemir.

Além disso, segundo Claudemir, outro grande destaque do EPEC é a integração e a oportunidade que os participantes têm de reunir, planejar e projetar ideias futuras.

“O Paraná tem um dos melhores cenários associativistas do Brasil. Temos quase cem Entidades de Classe vinculadas ao Crea que, direta ou indiretamente, representam mais de 30 mil profissionais. Nos anos anteriores, discutimos muito a participação ativa desses elementos com as cidades e fortalecemos muito o trabalho da Agenda Parlamentar por meio dessas Entidades. Agora, é hora de definir estratégias diante do processo eleitoral de 2022 para termos uma atuação ainda mais forte em todas as esferas. Queremos incentivar a política de atuação dessas associações com organização do Crea, para podermos, em conjunto, reivindicar situações importantes”, explica Claudemir.

Um dos exemplos de case de sucesso, nesse sentido, é a difusão dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM). Por meio do trabalho do Crea e de associações parceiras, foi possível trabalhar e desenvolver projetos em conjunto com as prefeituras municipais, tendo, inclusive, maior abertura para a contratação de engenheiros especializados para ocupar cargos técnicos.

“Por isso, planejar é importante. Estamos, com o EPEC e outras iniciativas, ganhando ainda mais capilaridade dentro das gestões municipais, valorizando a atuação dos profissionais nos municípios”, finaliza Claudemir.

Neste ano, o EPEC será realizado em Foz do Iguaçu, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A 47ª edição do encontro abordará a temática “Inovação e Sustentabilidade nas Entidades de Classe”, promovendo a integração de mais de 300 participantes. No evento serão discutidos assuntos referentes à Comunicação, Ética e Inovação nos Serviços da Engenharia, Agronomia e Geociências. Para saber mais sobre o evento, basta acessar o link https://crea-pr.org.br/eventos.