Correio dos Campos

Beto Preto comenta flexibilização em algumas cidades, mas garante cumprimento da Lei: “Mantemos as máscaras”

Secretário de saúde comentou que municípios possuem autonomia, entretanto existe uma Lei Estadual que deve ser cumprida pelas autoridades
3 de novembro de 2021 às 10:22

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou na manhã desta quarta-feira (3), do programa Paraná no Ar, da RIC Record TV. No estúdio com o jornalista Guilherme Rivaroli, o secretário comentou sobre a vacinação no estado, aplicação da dose de reforço e também da polêmica envolvendo cidades que autorizaram a flexibilização das máscaras em ambientes abertos.

Após pergunta da repórter Thaís Santana, Beto Preto foi enfático que a população paranaense deve continuar usando a máscara em ambientes abertos e fechados. Salvo exceção, ambientes familiares e com distanciamento.

“Temos que respeitar a lei. No Paraná nós temos uma lei aprovada na Assembleia, sancionada pelo governador Ratinho Junior, da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados e abertos. Existe sim uma Lei Estadual aprovada que está em vigência. Qualquer tipo de flexibilização que o estado venha fazer a respeito do uso das máscaras nós teremos que trabalhar em cima da revogação de algum artigo”, reforçou Beto Preto.

O secretário também comentou sobre a autonomia dos municípios em publicarem decretos, porém, a Lei Estadual deve ser respeitada. Beto Preto ainda destacou a importância do uso da máscara.

“Municípios têm sua autonomia, mas se tratando do bem da sociedade, em relação à saúde, nesse momento de exceção que estamos vivendo pela pandemia ainda, é necessário que nós possamos pensar sim em todas medidas não farmacológicas. Afastamento quando possível, lavagem das mãos, uso do álcool em gel, ambientes fechados com portas e janelas abertas e a utilização da máscara. Não dá para estimar exatamente, mas a máscara ajudou a diminuir 40, 50% dos óbitos”, disse Beto Preto.

Para uma nova flexibilização estadual, Beto Preto comentou que isto pode acontecer no final deste mês, quando o Paraná deve atingir 85% da população com mais de 18 anos com o ciclo vacinal completo. Atualmente o estado está com 77%. “Podemos avançar também na questão da máscara, mas neste momento ainda não”, contou.

Fonte: Ricmais

https://ricmais.com.br/noticias/saude/coronavirus/beto-preto-comenta-flexibilizacao-em-algumas-cidades-mas-garante-cumprimento-da-lei-mantemos-as-mascaras/