Correio dos Campos

Secretário garante mais consultas e recursos

28 de outubro de 2021 às 09:05
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Mais consultas especializadas para atender a população da região e a injeção de mais recursos com a implantação do programa Qualicis do Governo do Estado. Estes e outros assuntos entraram na pauta da reunião ordinária da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. A diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde) também esteve presente no encontro que aconteceu na manhã desta quarta-feira em Arapoti. “As demandas da região na área saúde, em sua maioria, passam diretamente pelo Consórcio. Nosso trabalho é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e municípios, em prol de seus habitantes”, justifica a diretora Pâmella Costa.

As consultas especializadas, de difícil acesso aos municípios de pequeno porte, deverão contar com um incremento a partir do próximo ano. Conforme Beto Preto, a Secretaria de Saúde vem atuando em um projeto para a compra de dez mil consultas médicas ao mês da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Vamos disponibilizá-las à população por meio do Consórcio”, garantiu o secretário. De acordo com a diretoria, hoje o Consórcio realiza três mil consultas e oito mil exames ao mês, nas mais diversas especialidades. “Queremos privilegiar ainda mais o atendimento das pessoas”, avalia o secretário.

A implantação do Programa de Qualificação nos Consórcio Intermunicipais de Saúde do Paraná (Qualicis) foi outro ponto de destaque na fala do secretário de Estado. “Vamos dobrar os recursos disponibilizados ao CimSaúde para o próximo ano”, contabiliza, lembrando que com o Programa de Apoio aos Consórcios (COMSUS) os recursos eram da ordem de R$ 220 mil mensais e passam a R$ 395 mil ao mês. Para acessar os recursos, o Consórcio aguarda a formalização do programa tanto na 3ª quanto na 21ª Regionais de Saúde do Estado.