Correio dos Campos

Em reunião da AMCG, Beto Preto garante novos recursos

27 de outubro de 2021 às 18:39
(Foto: Divulgação/AMCG)

COM ASSESSORIAS – A estrutura da saúde da região deve ganhar reforços nos próximos meses. Em reunião ordinária da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) na manhã desta quarta-feira em Arapoti, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, garantiu novos recursos e equipamentos para atender a população. Além dos mais de 90 veículos do Programa Saúde da Família que serão entregues no próximo mês em Ponta Grossa, o secretário destacou como prioridade a manutenção dos atendimentos no Hospital Regional de Telêmaco Borba no período pós-covid. “Não queremos interromper o atendimento. Temos como compromisso manter o perfil principal do Hospital que é o materno- infantil”, garantiu.

A descentralização dos serviços de saúde de municípios como Ponta Grossa e Castro, e a reabertura do Hospital Regional em Telêmaco Borba são reivindicações antigas da região e que retornaram à pauta com a visita do secretário. “É um privilégio poder fazer as solicitações com linha direta do Governo. Desta maneira podemos expor nossa realidade e garantir mais resultados”, exultou o presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel, que vem garantindo a presença de secretários de Estado durante as reuniões da entidade.

Entre os “novos” pedidos, o presidente da Associação solicitou atenção especial às mulheres. “Já que estamos no ‘Outubro Rosa’ temos que falar dos exames preventivos. Os municípios necessitam desse respaldo para a prevenção do colo de útero”, fala, citando a falta de materiais para a coleta.

A reforma do Hospital Luiza Borba Carneiro, de Tibagi, também foi citada, e já conta com recursos garantidos. Além desses investimentos, conforme o chefe da pasta de Saúde do Paraná, os prefeitos da Associação devem solicitar recursos para fortalecer os hospitais pactuados durante a construção do Planejamento Regional Integrado (PRI), que está sendo realizado por meio do Programa Paraná Produtivo. “Agora é hora de solicitar os hospitais microrregionais, e colocar recursos onde realmente é preciso”, destaca.

Anfitrião do evento e prefeito de Arapoti, Irani Barros, comemorou a reabertura do Hospital Municipal 18 de Dezembro em seu município durante a reunião. “Estava interditado há mais de dez anos, e ontem conseguimos a licença sanitária para retomar os atendimentos”, revelou. Com o Hospital em funcionamento, o pedido do gestor é utilizar a estrutura para a realização de cirurgias eletivas.

Quanto às especialidades, Beto Preto destacou a necessidade de ampliar as consultas. Para isso, a Secretaria de Saúde atua em um projeto para comprar dez mil consultas médicas ao mês da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e disponibilizá-las à população por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). “Hoje o Consórcio já realiza três mil consultas ao mês em diversas especialidades. Mas queremos privilegiar ainda mais o atendimento das pessoas”, avalia. Além disso, o secretário relembrou a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Ponta Grossa, que atenderá toda a região dos Campos Gerais. “Os recursos já estão garantidos”, disse.

O Serviço de Urgência também esteve entre as demandas dos gestores. “Além do fortalecimento das equipes, estamos em processo de ampliação da frota de ambulâncias administrada pelo Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU)”, esclarece Beto Preto.

Relevância

A atuação da Associação foi enaltecida durante a reunião ordinária. “O Moacyr (Fadel) está sendo na AMCG um grande presidente, assim como foi na AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Ele é um dos maiores municipalistas do Estado do Paraná”, elogiou.

Presente no encontro, o deputado estadual Alexandre Cury ressaltou o desenvolvimento da região e as pautas positivas tratadas pela Microrregional. “Essa iniciativa de contar com secretários do Estado, traz objetivos definidos e bons resultados”, aponta.