Correio dos Campos

Sicredi dá continuidade à expansão nacional com chegada ao Espírito Santo

Instituição financeira cooperativa amplia sua atuação em território nacional e pretende abrir nove pontos de atendimento no Estado até o final do ano
28 de setembro de 2021 às 10:26

COM ASSESSORIAS – O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de cinco milhões de associados, segue com seu projeto de expansão no território nacional e marca sua chegada ao Espírito Santo com a inauguração de duas agências na cidade de Colatina, noroeste do estado. Com início das operações previsto para o dia 27 de setembro, a instituição passa a estar presente em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros para seus associados no campo e na cidade.

A iniciativa está em linha com a estratégia do Sicredi de possibilitar que o brasileiro obtenha mais conhecimento sobre educação financeira e que possa escolher a forma como quer ser atendido, se no físico ou no digital. Abrir novas agências possibilita inclusão financeira seja através de conta corrente ou poupança, atingir mais pessoas com projetos sociais, capacitações de educação financeira, geração de empregos e desenvolvimento de fornecedores locais. O ciclo virtuoso que o Sicredi fomenta é a evolução financeira das pessoas, que consequentemente faz com que a região cresça em uma reação em cadeia.

“Para nós, a chegada ao Espírito Santo é uma conquista muito significativa para fortalecer todos os benefícios do cooperativismo de crédito. Com isso, também ficamos mais próximos do nosso objetivo de estar em todos os estados do Brasil”, destaca Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho de Administração do Sicredi.

Expansão para contribuir com economias locais

Pioneiro no segmento de cooperativismo de crédito no Brasil, o Sicredi tem investido na expansão da rede de atendimento. Em 2020, foram 150 inaugurações em todo o Brasil e para este ano são previstas mais de 200, com um investimento aproximado de R$ 200 milhões. Atualmente, está presente em mais de 200 municípios do Brasil onde é a única instituição financeira atuante, com mais de 30 mil colaboradores. Além de Colatina, o Sicredi está presente em mais de 1,5 mil cidades brasileiras, com mais de 2 mil agências.

Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no início de 2020, analisou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O trabalho concluiu que o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. Em todo o Brasil, o segmento já conta com mais de 11 milhões de adeptos, segundo o Banco Central.