Correio dos Campos

Fórum de Gastronomia aborda contação de histórias como estratégia de negócios

O evento, voltado para empreendimentos gastronômicos, meios de hospedagem, guias de turismo, atrativos turísticos, agentes culurais e gestores públicos de turismo e cultura, acontece nesta terça-feira (28), a partir das 15 horas em formato virtual
24 de setembro de 2021 às 18:10
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Como contar histórias e encantar turistas será o tema do terceiro encontro do Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais. O evento voltado para meios de hospedagem, empreendimentos gastronômicos, guias de turismo e atrativos turísticos, acontece nesta terça-feira (28), a partir das 15 horas em formato virtual. Realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – Adetur, o objetivo é demonstrar como a contação de histórias pode ser utilizada na promoção turística e contribuir para melhorar as vendas em turismo e a experiência dos turistas.

O encontro será conduzido pela facilitadora e consultora credenciada do Sebrae PR nas áreas de Recursos Humanos e Empreendedorismo, Indakéia Lima, que possui formação em Storytelling Corporativo com James MCSill pelo Creative Institute Learning e em Contação de Histórias pela Casa do Contador de Histórias. Durante a oficina, são citados exemplos de diferentes formatos para contar melhor uma história e desenvolver a capacidade de analisar e criar personagens, picos emocionais, perguntas, dentre outros elementos que darão a base para técnicas de Storytelling. Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, “o intuito é que os participantes conheçam as técnicas e apliquem, fortalecendo seus negócios com essa arte de narrar suas próprias histórias, encantando os turistas de forma inesquecível”.

A arte de contar histórias é antiga, mas cada vez mais vem sendo adotada pelo marketing e pela publicidade, visando estreitar a relação entre marcas e seus clientes. Os consumidores têm buscado sentido e propósito nas experiências de compra e, no turismo isto é muito forte. Para Karen Kobilarz, assessora técnica da Adetur, o mercado de turismo também deve se apropriar dessa ferramenta “As ofertas devem ser interativas e participativas. Campanhas e experiências que despertem o emocional sempre serão bem lembradas e compartilhadas pelos turistas, sendo um diferencial competitivo”, afirma.

O Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais que acontece de 16 de setembro a 19 de outubro em formato virtual e gratuito, contará com uma série de encontros voltados à gastronomia regional. Ao todo, seis oficinas abordarão desde a correta manipulação de alimentos, até sobre estratégias de marketing digital. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.sympla.com.br/adeturcamposgerais.

Segundo Graziela Siqueira, diretora da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais e Coordenadora de Patrimônio Cultural e Gastronomia, o evento busca preparar e fortalecer o setor para a retomada do turismo, estimulando a criação de produtos turísticos gastronômicos, contribuindo para a sustentabilidade dos estabelecimentos de alimentação local. “A gastronomia cria memória afetiva e proporciona experiências únicas e inesquecíveis na vida das pessoas. Sabores remetem a lugares e histórias, tendo muitas oportunidades no mercado de turismo”, disse.

A iniciativa é da Adetur com parcerias do Sebrae e da Abrasel e apoio da Fecomércio – SESC/SENAC, UEPG e Comunikey.