Correio dos Campos

Investimento no marketing esportivo brasileiro está aquecendo para 2022

Empresas já iniciaram o planejamento para investirem no esporte, que prevê o retorno presencial do público
23 de setembro de 2021 às 14:45

COM ASSESSORIAS – Após praticamente dois anos sem público, os eventos esportivos no Brasil se preparam para receber novamente os torcedores presencialmente. Com esse retorno, as empresas que divulgam suas marcas por meio de investimento no marketing esportivo, fomentando empregos e aquecendo os cofres de equipes, atletas e federações, já estão se planejando com verbas destinadas a esses tipos de publicidade em 2022.

O grande objetivo é aproveitar o retorno do público e a empolgação dos torcedores para buscar mais engajamento por meio de exposições de marca e ações. Consequentemente, as estratégias adotadas visam o aumento de faturamento da empresa, como explica Thiago Orlandine, CEO da Layup Sports, uma agência especializada em gerenciar investimentos no esporte.

“O esporte, como um todo, sofreu uma grande queda de receitas nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia. Foram praticamente dois anos com eventos que não contaram com público, além de campeonatos paralisados por vários meses e adaptações que ninguém esperava ter que passar. Para manterem suas atividades, os clubes, federações, atletas e veículos de comunicação se reinventaram e buscaram alternativas, mas que não impediram a queda brusca de faturamento. Agora, já com a possível volta do público nas competições em 2022, as empresas já estão se movimentando para saírem na frente e ganharem o carinho dos torcedores por meio do investimento no marketing esportivo e, consequentemente, aumentarem o faturamento”, explicou Orlandine.

Diante deste cenário, novas oportunidades estão sendo criadas e quem sair na frente, possivelmente terá sua ação potencializada. “O torcedor está louco para voltar a frequentar e consumir produtos em estádios, arenas e eventos esportivos de forma segura. Quando isso acontecer, quem estiver presente, com certeza ficará marcado na memória do público, seja com ações interativas personalizadas ou com exposições estratégicas. Além disso, normalmente os clubes e os campeonatos trabalham com exclusividade de segmento, então as empresas que chegarem na frente serão beneficiadas. É sempre recomendado que qualquer investimento no marketing esportivo seja estrategicamente pensado de acordo com o interesse da empresa, potencializando o retorno sobre o investimento”, finalizou o CEO.

As oportunidades aos investidores são grandes e empresas de pequeno, médio e grande porte possuem possibilidades de utilizarem o esporte como vitrine. As propriedades comercializadas incluem diversas modalidades como futebol, voleibol, basquete, tênis, skate, surf, entre outros. No futebol, que é o esporte que mais recebe investimentos, a variedade é maior e vai desde patrocínios diretos aos clubes, até negociação com federações para competições, como campeonatos estaduais, nacionais, ou até mesmo de categorias de base.

Propriedades como placas e LED’s de campo ou na arquibancada são as mais procuradas, mas a exposição vai além, podendo ter prismas atrás dos gols, tapetes 3D, além de conteúdos digitais personalizados das empresas patrocinadoras. Outras ativações de marcas também são realizadas, como jogos e interação com o torcedor antes e durante o evento.