Correio dos Campos

Família paranaense fatura medalha de prata em concurso de queijo mais importante do mundo

15 de setembro de 2021 às 11:45

COM ASSESSORIAS – O Paraná foi muito bem representado no Concours Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Concurso Mundial dos Queijos e Laticínios). A premiação aconteceu de 12 a 14 de setembro, em Tours na França.

Os produtores de leite, Marisa Alexandre Martins e Leomar Melo Martins, responsáveis pelo Sítio Aliança, localizado no município Santana do Itararé, conquistaram a medalha de prata.

A grande aposta da família Martins foi o queijo Maná Concafé Gourmet, com 30 dias de maturação. “O nosso queijo é feito de leite de vaca Jersey com gordura e qualidade alta. É feito com café gourmet de altíssima qualidade e precisa de 30 dias de maturação na câmara fria. É saboroso e possui um gosto não muito forte de café”, explica Leomar.

Segundo o produtor, o prêmio internacional coloca o Estado do Paraná em posição de destaque. “O Paraná esta entrando no âmbito nacional e internacional, isso demonstra que temos produtos originais de qualidade e seguros. Ganhar um prêmio internacional como esse , pincipalmente para nós que somos de uma pequena propriedade de agricultura familiar do Norte do Paraná, é indescritível.” ressaltou a família Martins.

A presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a deputada federal Aline Sleutjes, parabenizou a conquista. “Sou cidadã paranaense, deputada federal pelo Paraná, esta vitória me orgulha muito. Parabenizo a família Martins por esse reconhecimento internacional. O setor do leite é minha bandeira prioritária. Estive com a Caravana do Leite em várias cooperativas, fazendas e estados. Sem dúvidas este feito é resultado de muita dedicação, comprometimento e competência. Parabéns a todos os brasileiros premiados na França, que elevam e divulgam a qualidade do nosso queijo artesanal na esfera mundial. Avante, Brasil”, destacou a Deputada do agro.

No total, participaram da competição 940 queijos de 46 países. Destes, 183 vieram de 57 produtores brasileiros, que garantiram 57 medalhas ao país: cinco delas foram superouro, as mais importantes da disputa.

O Brasil ainda conquistou 11 medalhas de ouro, 24 de prata e 17 de bronze. Ao todo, 331 medalhas foram concedidas na competição.