Correio dos Campos

Associados Sicredi no Paraná podem contratar financiamentos pelo Banco do Agricultor

27 de agosto de 2021 às 10:21

COM ASSESSORIAS – O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de cinco milhões de associados em todo país e forte conexão com o campo, está credenciado para realizar financiamentos por meio do Banco do Agricultor Paranaense em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. O programa lançado pelo governo do estado tem como objetivo alavancar investimentos para a promoção da inovação tecnológica no campo, além do fomento ao desenvolvimento regional e geração de emprego e renda.

Pela modalidade, o governo do estado faz, por meio do Fomento Paraná, o reembolso ao produtor rural de até três pontos porcentuais dos juros contratados junto às instituições financeiras credenciadas, como o Sicredi. De acordo com a Lei nº 20165/2020, além das cooperativas, o incentivo está autorizado para produtores rurais, associações de produção, comercialização e reciclagem, agroindústria familiar, além de projetos com uso e geração de energia renovável e programas destinados à irrigação.

Morador da comunidade de Rio Vitória, no município paranaense de Enéas Marques, o associado da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP Delmar Migliorini de Lima foi o primeiro a conseguir a liberação do financiamento pela instituição financeira cooperativa por meio do Banco do Agricultor Paranaense. O produtor rural trabalha com bovinocultura de leite e solicitou o crédito para a compra de vagão forrageiro, equipamento para auxiliar nas atividades com os animais. “Esse equipamento vai facilitar muito o nosso dia a dia, já que vai diminuir o tempo de trabalho e o esforço que a gente tem que fazer para tirar a silagem. Vamos poder trabalhar com mais tranquilidade e também aumentar o número de vacas”, declara Delmar.

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias, lembra que a modalidade tem regras específicas que devem ser levadas em consideração antes da solicitação. “O Sicredi tem uma longa parceria com o produtor rural e, em nossas agências, as equipes estão preparadas para prestar as informações mais adequadas às necessidades do associado. Trata-se de mais uma opção que as nossas cooperativas possuem visando o desenvolvimento das atividades no campo e das comunidades”, afirma Farias.

Para Delmar, a participação da equipe Sicredi no processo de financiamento foi fundamental. “Posso dizer que se não fosse por esse projeto, dificilmente um agricultor de médio ou pequeno porte conseguiria adquirir uma máquina de um valor alto. Faz vários anos que sou associado do Sicredi e posso dizer que ele tem um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura e das propriedades”, finaliza o produtor.