Correio dos Campos

Comitê elabora plano de ação com foco no desenvolvimento regional

Trabalho é voltado para a educação empreendedora, associativismo e cooperativismo, nos eixos do turismo e agricultura familiar
24 de agosto de 2021 às 10:38
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Comitê Territorial do Vale do Tibagi, composto por integrantes do setor público e privado, produtores rurais e associações comerciais – está elaborando um plano de ação para o desenvolvimento dos municípios de Arapoti, Curiúva, Imbaú, Ivaí, Reserva, Ortigueira, Tibagi, Telêmaco Borba e Ventania, que compõem o território, com foco no turismo, agricultura familiar e educação empreendedora.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Suellen Pavanelo, a elaboração das ações tem como base alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, considerados relevantes para o desenvolvimento de acordo com a vocação territorial.

“Através do Comitê é possível ouvir as demandas, planejar de forma macro e ter um melhor direcionamento das ações de maneira alinhada em todos os municípios. Queremos fortalecer e promover o desenvolvimento de maneira igualitária e sustentável, com ações que fortaleçam a identidade territorial, além da garantia da continuidade do trabalho”, frisa a consultora do Sebrae/PR, Suellen Pavanelo.

Um desses capítulos é da educação empreendedora. Nesta área serão mapeadas as instituições de ensino existentes no território, assim como elaboradas iniciativas de educação empreendedora.

“Esse levantamento vai contar com o engajamento de secretarias municipais de Educação, instituições de ensino e deve ser concluído até o começo de outubro”, explica Suellen.

Outra pauta foi do associativismo/cooperativismo, com um plano de ações voltado para a temática do turismo e da agricultura familiar. Para organizar e incentivar o turismo será realizado um diagnóstico para identificar a oferta turística dos municípios, com prazo de conclusão na segunda quinzena de setembro. Outra meta é incrementar o número de empresas cadastradas do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, para que a região seja reconhecida no turismo pelo volume de empresas existentes.

“O plano será fundamental para fomentar o desenvolvimento dos municípios do Vale do Tibagi que possuem potencialidade e que estão despertando para o turismo. O mais importante será a realização de ações integradas e a união de forças do setor público, privado e instituições do território em prol da importante atividade que é geradora de emprego, renda e da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, reforça a assessora técnica da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), Karen Kobilarz.

“O eixo do turismo foi priorizado pelo Comitê pela oportunidade de desenvolvimento de toda a cadeia. Através do turismo é possível fomentar ainda a agricultura familiar”, acrescenta a consultora.

Visando esse público será realizado um levantamento das iniciativas de agricultura familiar existentes na região, tanto as formais quanto informais. “A partir disso, ouviremos os mesmos em relação as suas necessidades, pois, muitas vezes, quem está fora dessa realidade pode imaginar que as necessidades sejam outras”, diz a coordenadora do eixo da agricultura familiar, Cristiane Hermann de Campos.

A ideia é que o Comitê siga em uma constante de monitoramento e proposição de ações com este cunho, a fim de proporcionar um melhor ambiente de negócios, fomentar as oportunidades latentes e promover o desenvolvimento territorial.