Correio dos Campos

Faculdade Santa Marcelina está com inscrições abertas para pós-graduação em Percussão

O curso, inédito no Brasil, reúne disciplinas práticas e teóricas de ritmos brasileiros, com foco no legado que os ritmos africanos deixaram para nossa cultura
24 de julho de 2021 às 17:29

COM ASSESSORIAS – Com início agendado para o dia 10 de agosto, a Faculdade Santa Marcelina, uma das mais tradicionais e renomadas do país, anunciou seu curso de Pós-Graduação em Percussão Brasileira, Tradição e Invenção – inédito no Brasil. As inscrições no site já foram iniciadas e as vagas são limitadas para 30 alunos. Os interessados têm até o dia 03 de agosto para completarem sua matrícula.

“O conteúdo principal são os ritmos brasileiros e sua ocorrência, desde os contextos ligados às comunidades tradicionais até sua prática na música urbana. São abordados os toques dos seus instrumentos de percussão, sua corporalidade e suas melodias características”, explica Ari Colares, professor coordenador do curso. “A idiomática musical e corporal afro-brasileira tem um destaque, pela importância do legado afro-diaspórico na cultura do nosso país”, completa.

Além disso, duas disciplinas do curso têm foco nas origens ibéricas, mouras e balcânicas da música percussiva brasileira. “A tradição da percussão no âmbito da música contemporânea de concerto também tem seu espaço no curso. Todo esse conteúdo é trabalhado, conduzindo os alunos e alunas para a perspectiva criativa da prática musical”, completa.

O curso é prático, mas também conta com indicação de referencial teórico rico para aqueles que tiverem interesse em se aprofundar em reflexões sobre os assuntos abordados. Tanto os profissionais da área de música, quanto aqueles da dança, arte-educação ou educação em geral podem se interessar pela pós-graduação– que está aberta a todos que tenham afinidade com o tema e tenham concluído qualquer curso de graduação. No entanto, o professor Ari faz um alerta: “é de suma importância ter conhecimento prévio sobre o assunto, ainda que o nível de proficiência avançado não seja um requisito”.

A Pós-Graduação em Percussão Brasileira, Tradição e Invenção tem duração de 18 meses e será ministrada em formato híbrido, com transmissão e interação ao vivo pela internet, mas com a possibilidade de participação presencial das aulas para quem estiver na cidade de São Paulo e região. Alguns dos temas abordados em aula serão: toques de instrumentos de percussão e passos das danças dos ritmos brasileiros de diversas regiões do Brasil; diversidade da musicalidade e corporalidade brasileiras, com destaque para ritmos afro-brasileiros; instrumentos e musicalidades ibéricas e balcânicas que contribuem para a nossa diversidade cultural; entre outros.