Correio dos Campos

Estado vai intensificar ações voltadas a crianças de zero a 6 anos

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho aderiu ao projeto do Ministério da Cidadania que instituiu agosto como “Mês da Primeira Infância”. Serão promovidos vários eventos para destacar a importância dos estímulos positivos nesta faixa etária. A programação será aberta com uma reunião online no dia 16.
19 de julho de 2021 às 15:00
(Foto: Aliocha Maurício/SEDS)
A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho aderiu ao projeto do Ministério da Cidadania que instituiu agosto como o “Mês da Primeira Infância” e vai intensificar ações e atividades voltadas para as crianças de zero a 6 anos. A ideia é promover uma série de eventos para destacar a importância de estímulos positivos durante os primeiros anos de vida, com o objetivo de desenvolver o seu potencial e garantir um futuro mais promissor.

“Os direitos da criança são prioridade da nossa gestão. É essencial promover a proteção, abrigo e programas que permitam o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo da criança. O investimento em políticas públicas para a primeira infância é o meio mais eficaz para reduzir as desigualdades socioeconômicas na idade adulta”, afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O primeiro evento será no dia 16 de agosto, quando uma reunião virtual abordará temas relacionados ao “Mês da Primeira Infância” como: o Transtorno do Espectro Autista; Marco Legal da Primeira Infância; O Papel dos Conselhos de Direitos e Atenção à Primeira Infância; Saúde da Criança na Primeira Infância e Primeira infância na Era Digital. A transmissão será das 16h às 18h no YouTube da Secretaria.

A Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância busca parceria com os estados para desenvolver as ações e atividades de acordo com as realidades locais. “Quanto melhores forem as experiências da criança durante os primeiros anos de vida e quanto mais estímulos qualificados ela receber, maiores serão as chances de ela desenvolver todo o seu potencial”, justifica a secretária nacional, Luciana Siqueira Lira de Miranda.

PRIMEIRA INFÂNCIA – A campanha lançada pelo Ministério da Cidadania para marcar o Mês da Primeira Infância é Amar, Brincar e Cuidar (ABC). É parte do Programa Criança Feliz, do governo federal, que faz o acompanhamento de milhares de gestantes e crianças de até 6 anos em quase três mil municípios brasileiros, promovendo os cuidados com a primeira infância.

O Mês da Primeira Infância é uma iniciativa do Ministério da Cidadania realizada por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância. Tem como objetivo dar visibilidade à pauta em todo o País, por meio de uma agenda nacional de atividades, diálogos e debates sobre a importância da primeira infância, envolvendo atores da sociedade civil e do governo.

As atividades ocorrerão durante o mês de agosto de 2021, com exposições síncronas e assíncronas sobre a temática, envolvendo palestrantes e convidados, em diversos formatos.

Fonte: AEN/PR