Correio dos Campos

Frente fria e massa de ar polar prometem chuva e dias congelantes para o Paraná

Segundo o meteorologista do Simepar, a previsão para os próximos é de chuva e frio em todo o estado
16 de julho de 2021 às 14:53
Após temperaturas amenas, nova frente fria se aproxima do Paraná (Foto: Reprodução/Simepar)

Apesar da semana ter começado com tempo firme e temperaturas amenas em todo o estado, segundo o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Lisandro Jacobsen, ainda não é hora de guardar aquele casaco no armário, isso porque uma nova frente fria deve se aproximar nos próximos dias.

De acordo com Jacobsen, há a perspectiva de que a sequência de dias com tempo seco se prolongue até quarta-feira (14), quando enfim, a frente fria avançará pelo sul do país.

“A sequência de vários dias de tempo seco ainda se prolonga até quarta-feira. No entanto, já há a perspectiva de mudança entre quinta (15) e sexta (16) no estado, pois uma frente fria consegue avançar pelo sul do país, rompe essa sequência de vários dias com tempo mais firme e traz novamente condições de chuva para a maioria das cidades paranaenses”, explica o meteorologista.

A partir de tal data, a previsão é de chuva para a maioria das regiões paranaenses. O meteorologista ressalta que não choverá com a mesma intensidade em todos os municípios, porém mesmo que a metade sul presencie uma chuva mais volumosa, até mesmo a região norte terá pancadas.

Massa de ar polar

Já no fim de semana, após a temporada de chuvas, uma nova massa de ar polar se instalará no Norte da Argentina o que provocará um alto declínio das temperaturas no Paraná, semelhante ao do fim de junho. No sábado (17), poderá gear em cidades do sul do estado

“O destaque passa a ser o declínio da temperatura, quando uma forte massa de ar polar derruba as temperaturas a partir do fim de semana”, completa o meteorologista.

Fonte: Ricmais

https://ricmais.com.br/clima-e-tempo/frente-fria-e-massa-de-ar-polar-prometem-chuva-e-dias-congelantes-para-o-parana/