Correio dos Campos

Aliel comemora prioridade de crianças e adolescentes com comorbidade no plano de vacinação

Além de crianças e adolescentes, o projeto contempla ainda as gestantes, puérperas e lactantes como grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19
8 de julho de 2021 às 19:05
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PSB) comemorou hoje a aprovação do Projeto de Lei (2.112), do Senado Federal, que contempla a proposta feita por ele para incluir crianças e adolescentes com comorbidade ou deficiência permanente no Plano Nacional de Vacinação. O parlamentar havia apresentado no mês passado um projeto na Câmara Federal depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 a pessoas dessa faixa etária.

Para o deputado, a aprovação do projeto, que foi relatado pela deputada Luisa Canziani (PTB), é uma grande vitória, já que deve beneficiar cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes. “Além das crianças e adolescentes, o projeto contempla ainda as gestantes, puérperas e lactantes. Uma grande conquista para esse grupo que estava sendo preterido. É um cuidado especial com as mães, com as crianças e com aqueles que mais precisam de atenção”, comemorou Aliel.

Atualmente só estão sendo contemplados no Plano Nacional pessoas com comorbidades que tenham mais de 18 anos de idade. A vacina para crianças e adolescentes já é permitida em países como os Estados Unidos, Canadá, no Reino Unido e Europa.

Entre outras ações, o parlamentar já atuou na destinação de recursos para o combate à covid-19 nos municípios, além de entrar com representação junto ao TCU contra o contingenciamento de recursos à Ciência, incluindo no desenvolvimento de pesquisas contra a covid.