Correio dos Campos

Paraná tem mais de 8 mil detentos que trabalham

2 de julho de 2021 às 18:46
(Foto: Gilson Abreu/AEN)

Por Melissa Eichelbaun, com informações da AEN – O Paraná está entre os estados do Brasil com o maior número de detentos que trabalham. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), 29,6% das pessoas presas no Paraná estão envolvidas em algum tipo de trabalho no sistema prisional. O dado foi divulgado pelo governo estadual no segundo semestre de 2020.

Os mais de 8,8 mil custodiados que trabalham colocam o Estado na quarta posição do ranking nacional, atrás apenas de Santa Catarina, Maranhão e Mato Grosso do Sul. O trabalho dos detentos pode ser internamente nas unidades prisionais ou em locais externos, que tem parceria com o governo.

Os detentos que trabalham são analisados por uma Comissão Técnica de Capacitação (CTC) composta por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e jurídicos. Apenas os presos com perfis aptos, de acordo com características pedidas pelas empresas contratantes, e que recebem autorização do Poder Judiciário, são liberados para executar as atividades.

Remuneração

Todas as empresas que contratam a mão de obra prisional pagam ao preso 3/4 do salário mínimo. Desse valor, eles podem autorizar que um familiar saque até 80% do dinheiro. O restante fica em uma conta-poupança prisional do detento, que só poderá ser utilizada quando ele cumprir sua pena.

Egressos

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná vai disponibilizar postos avançados das Agências do Trabalhador nos 12 Escritórios Sociais do Departamento Penitenciário (Depen) para ajudar os egressos do sistema penitenciário na ressocialização através de orientação profissional. O anúncio foi feito no mês passado.

“Entendemos que as pessoas que cumpriram sua pena e retornam ao convívio com a sociedade precisam e devem trabalhar”, disse o secretário de Justiça, Família e Trabalho Ney Leprevost. Ele acrescentou que a iniciativa vai facilitar o acolhimento, o cadastro e o encaminhamento para vagas de trabalho.

Os pontos das Agências do Trabalhador nos escritórios serão nos municípios de Curitiba, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Paranavaí, Campo Mourão, Maringá, Ponta Grossa, Cruzeiro do Oeste e Toledo.