Correio dos Campos

‘Prêmio Melhores TCCs’ valoriza o conhecimento técnico e científico das Engenharias, Agronomia e Geociências

Edição histórica recebeu a indicação de mais de 200 trabalhos em todo o Estado; 17 foram premiados em sete modalidades
30 de junho de 2021 às 14:36
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs), relacionados às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, produzidos por egressos de Instituições de Ensino Superior do Paraná, foram premiados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), na última terça-feira, dia 15. Ao todo, 17 produções acadêmicas, em sete diferentes modalidades, foram destaque na 5ª edição do Prêmio Melhores TCCs, realizado com o apoio do CredCrea Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos Creas, Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e Colégio de Entidades de Classe (CDER).

Para o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, a 5ª edição do Prêmio é histórica em função do volume de trabalhos recebidos para análise.

“É um Prêmio que se consolida ano após ano, envolvendo mais de 100 Instituições de Ensino Superior”, comenta. Todos os trabalhos foram avaliados na perspectiva de inovação e aplicabilidade. “O Prêmio se consolida com o comprometimento de todos, na área acadêmica, científica e de regulação das atividades no exercício das profissões. Com a parceria com a Cooperativa CredCrea, a premiação tem auxiliado significativamente o desenvolvimento dos jovens profissionais resultando em evolução e ascensão profissional. Certamente foi uma edição histórica”, reforça.

Os premiados do 5º ciclo do “Prêmio Melhores TCCs” participarão de uma mostra de trabalhos durante o Fórum de Docentes e Discentes, previsto para ocorrer nos dias 29 e 30 de setembro, de forma híbrida, na Universidade Positivo, em Curitiba, como também do lançamento de uma edição histórica da Revista Técnico Científica do Crea-PR com os trabalhos premiados.

O segundo colocado na categoria Elétrica foi para Oseias Silva Chagas Magalhães, formado em Engenharia de Computação, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o trabalho ‘Professor Braile: uma ferramenta que auxilia pessoas no aprendizado do braile’.

“A minha pretensão, quando iniciei o desenvolvimento deste trabalho, foi contribuir com o desenvolvimento de uma tecnologia que auxiliasse pessoas cegas ou com deficiência visual, acelerando o processo de aprendizagem do braile, além de contribuir com a questão social de inclusão e acessibilidade”, explica. Segundo ele, desta forma, foi possível contribuir tecnologicamente visando o desenvolvimento de uma ferramenta de baixo custo e que permite o acesso de pessoas com baixo poder aquisitivo.

Ainda em fase de protótipo, ele acredita que a ferramenta ainda necessita de aperfeiçoamentos. “Fiquei lisonjeado com o resultado e acredito que é uma ferramenta que vai ajudar as futuras gerações, graças ao trabalho feito com a orientação do professor Dr. Zito Palhano da Fonseca e o conhecimento repassado pelos demais docentes ao longo da minha formação”, frisa.

A votação estadual do Prêmio, que tem importância significativa para o desenvolvimento tecnológico do Estado, aconteceu de 07 de junho a 15 de junho, e contou com a participação dos Colégios de Inspetores, CDER e CIE. Foram escolhidos os melhores trabalhos, nas modalidades de Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Agrimensura, Agronomia e Segurança do Trabalho.

Nesta edição, 212 trabalhos foram indicados por coordenadores de curso ao Prêmio, em todo o Estado, sendo quatro trabalhos em Apucarana; 40 em Cascavel; 43 em Curitiba; 32 em Guarapuava; 11 em Londrina; 43 em Maringá; 23 em Pato Branco e 16 em Ponta Grossa. Através das votações realizadas nas oito regionais do Crea-PR foram selecionados 28 para a fase final. Participaram desta fase Conselheiros e Inspetores do Crea-PR, além de coordenadores de cursos e presidentes de Entidades de Classe.