Campanha “Futebol para todos”, abre portas para empresas buscarem novos públicos com investimento em marketing no futebol
COM ASSESSORIAS – O preconceito contra a opção sexual, racismo ou qualquer tipo de discriminação, diariamente está sendo combatido com grandes campanhas nacionais e internacionais. No último dia 28, comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, clubes de futebol de várias partes do mundo ergueram a bandeira contra a homofobia, mostrando o apoio à liberdade. No Brasil a campanha gerou a #FutebolParaTodos.
Com esse grande engajamento no esporte contra a homofobia, abre-se uma nova porta no mercado de marketing esportivo para empresas que buscam alcançar o público LGBTQIA+. Que ainda existe o preconceito, ninguém tem dúvidas, no entanto, essa percepção do combate à discriminação pode ganhar ainda mais força, se aliada a marcas que abracem a causa.
“O mercado de patrocínios esportivos evoluiu muito ao longo dos anos e hoje uma ação que abrace uma causa social pode se tornar uma grande arma de marketing para empresas que buscam atingir seu público. A causa LGBTQIA+ é uma delas e está ganhando muita força ao longo dos anos, tanto que ontem (28), vimos um grande engajamento dos clubes esportivos e de seus torcedores, incentivando a igualdade de gênero”, explicou Thiago Orlandine, executivo da agência de marketing esportivo, Layup Sports.
Dos 20 clubes que estão na Série A do Campeonato Brasileiro 2021, 18 produziram conteúdos exclusivos de combate ao preconceito. Apenas o Athletico Paranaense e o Ceará não realizaram postagens no feed de notícias do Instagram sobre a causa. O Flamengo, que realizou uma grande campanha para o combate a homofobia, teve em sua principal publicação sobre o tema, mais de 246 mil curtidas e mais de 9,2 mil comentários. O segundo clube com mais engajamento na publicação foi o Corinthians, com mais de 164,4k de curtidas e 7,5 mil comentários.
Ao todo, juntando todas as publicações realizadas sobre o tema, na última segunda-feira, dos 18 clubes da Série A, houve um engajamento de mais de 882,8 mil curtidas e mais de 40,6 mil comentários, até o fechamento da reportagem. Isso mostra que os torcedores estão adeptos à causa e que empresas que buscarem o público LGBTQIA+ no futebol, por meio de ações de marketing, aliada à paixão que envolve o esporte, possuem grandes chances de obterem sucesso.
“Esse último dia internacional do orgulho LGBTQIA+ mostrou um excelente nicho de mercado no marketing esportivo para empresas que buscam esse público. Nós, da Layup Sports, somos especializados em buscar oportunidades ideais para empresas que querem investir no esporte, levando as melhores alternativas que o mercado nacional pode oferecer, inclusive desenhando ações juntamente com o departamento de marketing do cliente e das equipes”, disse, Orlandine.
Pesquisa realizada nos perfis oficiais dos clubes da Série A do Brasileiro em 29 de junho, às 10h30:
· Flamengo: Curtidas: 246.425 – Comentários: 9.213;
· Corinthians: Curtidas: 164.452 – Comentários: 7.539;
· São Paulo: Curtidas: 83.724 – Comentários: 3.963;
· Atlético MG: Curtidas: 79.550 – Comentários: 3.955;
· Santos: Curtidas: 68.869 – Comentários: 2.367;
· Palmeiras: Curtidas: 65.492 – Comentários:1.802;
· Grêmio: Curtidas: 42.228 – Comentários: 1.698;
· Bahia: Curtidas 40.641 – Comentários: 2.465;
· Fluminense: Curtidas: 28.706 – Comentários: 2.700;
· Internacional: Curtidas: 16.560 – Comentários: 1.422;
· Fortaleza: Curtidas: 12.694 – Comentários: 933;
· Sport: Curtidas: 11.190 – Comentários: 995;
· Chapecoense: Curtidas: 8.793 – Comentários: 583;
· América MG: Curtidas: 4.400 – Comentários: 302;
· Atlético GO: Curtidas: 3.002 – Comentários: 225;
· Juventude: Curtidas: 2.510 – Comentários: 195;
· Cuiabá: Curtidas: 1.996 – Comentários: 261;
· RedBull Bragantino: Curtidas: 1.640 – Comentários: 61
· Athletico PR: Não produziu conteúdo no feed;
· Ceará: Não produziu conteúdo no feed;
Total de curtidas dos clubes da série A do Brasileiro: 882.872. Total de comentários: 40.679.