Correio dos Campos

Mabel Canto pede prioridade na imunização contra covid a doadores de sangue

23 de junho de 2021 às 18:09

COM ASSESSORIAS – A deputada Mabel Canto (PSC) protocolou nesta terça-feira (22) PL que pretende a inclusão dos doadores de sangue no rol de prioridade de imunização contra a Covid-19.

O PL 286/2021 concede a prioridade de imunização no Programa de Vacinação contra a doença, àqueles que comprovarem que doaram sangue ao menos uma vez no ano de 2021.

Segundo Mabel Canto, desde o início da pandemia, a mídia tem relatado a queda do número de doadores de sangue em todo o Brasil. Muito embora os bancos de sangue respeitem todos os protocolos sanitários e garantam segurança aos doadores, a tendência é que as pessoas deixem de doar por receio de contaminação pela COVID 19.

A Agência de Notícias do Paraná divulgou, em 30 de março deste ano, que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná -Hemepar registrou uma queda de 13% no número de doadores entre fevereiro e março no Estado. Essa redução implica em 33% do estoque de distribuição, considerando que cada bolsa de sangue pode produzir até quatro hemocomponentes.

“Tal situação é grave, uma vez que eventual desabastecimento põe em risco a vida de inúmeras pessoas que dependem de transfusão sanguínea ao serem submetidas a cirurgias e tratamentos complexos, bem como quando estão em tratamento de anemia, complicações no sangue ou câncer”, disse Mabel Canto.

A deputada acrescenta ainda a importância de publicizar que pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 podem fazer doações sanguínea normalmente, sendo necessário apenas aguardar o período estipulado para cada tipo de vacina. Nesse sentido, aqueles que receberam a vacina da Coranovac/Butantan devem aguardar o prazo de 48 horas para doar sangue, e quem recebeu imunizante da AstraZeneca/Fiocruz deve respeitar o intervalo de sete dias para a doação.