Correio dos Campos

3 de julho é Dia de Cooperar: iniciativa mobiliza cooperativas do Sicredi em ações de solidariedade

 Por conta dos desafios impostos pela Covid-19 e com objetivo de minimizar os impactos sociais da crise sanitária, parte das ações está focada na arrecadação e doação de alimentos
23 de junho de 2021 às 11:13
Somente em 2020, as mais de 600 ações solidárias realizadas pelas cooperativas do Sicredi no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro beneficiaram cerca de 1,6 milhão de pessoas. (Créditos: divulgação)

COM ASSESSORIAS – Conectado aos princípios do cooperativismo, o Sicredi, por meio das cooperativas filiadas, participa de mais uma edição do Dia de Cooperar, Dia C. O movimento nacional tem como lema  “Atitudes Simples Movem o Mundo” e reúne instituições cooperativas de todo o país com iniciativas de solidariedade e responsabilidade social.

A mobilização está alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Somente em 2020, as mais de 600 ações solidárias desenvolvidas pelas cooperativas do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, em celebração do Dia C, beneficiaram mais de 1,6 milhão de pessoas e envolveram cerca de 11 mil voluntários.

“O movimento das cooperativas materializa os princípios inerentes ao cooperativismo, com pessoas ajudando pessoas por meio da colaboração. A união de forças em prol do bem comum era o ideal dos nossos fundadores e continua motivando colaboradores que se dedicam e se voluntariam em ações solidárias importantes para o desenvolvimento das comunidades e a formação de uma sociedade mais próspera. O movimento do Dia C, com a geração de impacto positivo nas cidades, reflete os grandes diferenciais do cooperativismo de crédito e do Sicredi, que atua com foco no desenvolvimento econômico e social das comunidades”, explica o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Em 2021, assim como no ano passado, as ações solidárias começaram a ser desenvolvidas antes mesmo da data de celebração, 3 de julho, e seguirão até o fim do ano. Respeitando as recomendações das autoridades de saúde, as cooperativas do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro já cadastraram mais de 235 ações nos municípios da área de atuação, uma mobilização que se estenderá pelos próximos dias e ganhará ainda mais força no mês de julho. Por conta dos desafios sanitários, econômicos e sociais impostos pela pandemia de Covid-19, grande parte das iniciativas está focada na arrecadação e doação de alimentos para comunidades das áreas de atuação das cooperativas.

No estado do Paraná, o Sicredi também participa da feira virtual Dia C – Expo PRCoop. Realizada pela Sescoop/PR, a partir das 13h30, do dia 3 de julho, o evento on-line contará com atrações artísticas e culturais, além de possibilitar um tour virtual por estandes do Sistema Ocepar, das cooperativas e entidades parceiras. Em São Paulo, a Sescoop/SP estará cadastrando as inúmeras iniciativas realizadas pelas cooperativas no estado. Já no estado do Rio de Janeiro, a live de celebração ao Dia C, realizada pelo Sescoop/RJ, também no dia 3 de julho, a partir das 18 horas, terá  a participação dos cantores Xande de Pilares e Mumuzinho para embalar a campanha de arrecadação.

Serviço: 

Dia de Cooperar – Dia C

Data: 3 de julho de 2021

Feira virtual Dia C – Expo PRCoop – Sescoop/PR

Horário: a partir das 13h30

Mais informações: http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php

Live de celebração ao Dia C – Sescoop/RJ

Horário: a partir das 18 horas

A transmissão será pelo perfil do Sistema OCB/RJ no YouTube.