Correio dos Campos

Museu Imigrante Holandês avança em projeto de reestruturação

Visita técnica realizou diagnóstico da instituição e acompanhamento de melhorias no edifício
11 de junho de 2021 às 10:18
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No mês de maio, Associação Parque Histórico de Arapoti completou mais uma etapa do projeto de reestruturação do Museu Imigrante Holandês. Em reunião técnica com a Viés Cultural, empresa especializada em Museologia e Patrimônio, os membros da diretoria da Associação retomaram as ações promovidas até o momento e discutiram o diagnóstico da entidade, tendo em vista as atividades futuras.

O museólogo da Viés Cultural, João Paulo Corrêa, avalia que a visita técnica foi muito produtiva. “Tivemos a oportunidade de acompanhar todas as intervenções feitas a nível de manutenção e reforma da edificação para implantar os espaços de trabalho técnico e guarda de acervo. Isso foi um passo bem importante na reestruturação do museu”, comenta.

As reuniões de apresentação e debate do diagnóstico foram o principal momento da visita. “O diagnóstico é uma etapa fundamental da elaboração do Plano Museológico, porque é quando a gente passa um raio-x sobre a instituição. A partir da missão e visão que foram definidas em fevereiro, nós trabalhamos para entender quais eram os sonhos e as aspirações”, explica Maurício Selau, historiador da Viés Cultural Museologia e Patrimônio.

Por meio da matriz FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), foram avaliados 11 programas que o Museu Imigrante Holandês deve criar ou consolidar: institucional, gestão de pessoas, exposições, arquitetônico e urbanístico, pesquisa, socioambiental, educativo e cultural, acervos, financiamento e fomento, segurança e comunicação. “Isso nos permitiu ter uma consciência clara de como o museu está hoje e uma clareza maior ainda de que não se resolvem todos os problemas de uma única vez”, pontua Maurício. O próximo passo é a elaboração dos programas de cada um dos segmentos, definindo quais são as diretrizes e ações prioritárias em curso, bem como para o médio e longo prazo.

Esta ação faz parte do Projeto de Reestruturação do Museu Imigrante Holandês, PRONAC 202349, realizado pela Associação Parque Histórico de Arapoti e conta com o apoio do BRDE, Grasp e Coonagro, e apoio institucional das cooperativas Capal, Ceral e Sicredi.