Correio dos Campos

‘Avança Campos Gerais’ reúne lideranças da região

9 de junho de 2021 às 18:07
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Buscar protagonismo para a prosperidade do território. Com este objetivo o Comitê Territorial ‘Avança Campos Gerais’ deu início na manhã desta quarta-feira a mais uma série de capacitações de suas lideranças. Em encontro virtual, o credenciado do Sebrae Carlos Guedes trouxe considerações de como tornar o ambiente mais favorável para o território. “Temos que buscar um olhar para o desenvolvimento e assim melhorar processos”, avalia.

Associações Comerciais, Universidades, Sistema S, Prefeituras, Empresas, além da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) contaram com representantes. “Já contamos com o Comitê Territorial desde 2018, mas estamos formando novo grupo com representantes de todos os setores, público, privado e academia, para discutir e planejar o território”, explica responsável pelo Comitê no Sebrae, Emerson Lourenço, destacando que os líderes que buscam pelo desenvolvimento dos Campos Gerais são bem-vindos a somar.

Conceitos como a Economia Donut, preconizado pela economista Kate Raworth em seu livro, foram tratados durante o primeiro workshop de lideranças. Conforme Raworth, o miolo deste donut seriam as necessidades básicas do indivíduo; o recheio o ‘espaço seguro e justo para a humanidade com uma economia regenerativa e distributiva’; e na borda o teto ecológico, sendo que muitos países, ainda há a camada que ultrapassa o teto ecológico, onde se iniciam os excessos que causam a degradação.

Para Guedes, todos os debates em torno do território devem ser pautados na sustentabilidade, visando sempre a sociedade, a economia e o meio ambiente, e a interdependência entre eles. “Com base neste tripé podemos identificar oportunidades e vocações, verificar as vantagens do território em relação aos outros e assim induzir o desenvolvimento”, destaca o consultor.

Os debates do ‘Avança Campos Gerais’ seguem no próximo dia 25 com o primeiro módulo, que trata da integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento. “Serão mais três encontros em que vamos alinhar e já definir planos para serem aplicados na região”, antecipa Lourenço. Para quem não participou e tem interesse em fazer parte do grupo, a gravação do workshop de abertura pode ser solicitada.

Vale lembrar dos municípios que fazem parte do Comitê Territorial Avança Campos Gerais: Ipiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. Os demais municípios integrantes da AMCG, Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, fazem parte do Comitê Territorial Vale do Tibagi, que também realizará as capacitações. O workshop de abertura da região acontece no próximo dia 16 de junho. “Estamos buscando mais um viés do desenvolvimento regional ao participar dos Comitês”, conta a diretora da Associação, Katiane Pires.

Confira o cronograma:

‘Avança Campos Gerais’

25 de Junho (sexta-feira) dia todo – Módulo I integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento;

05 de Julho (segunda-feira) dia todo – Módulo II alinhamento de propósitos e mobilização do grupo para os desafios do desenvolvimento. Cooperação, intencionalidade, consciência ativa e coletividade;

21 de Julho (quarta-feira) dia todo – Módulo III identificação de ações para o desenvolvimento e dos fatores inibidores e impeditivos do desenvolvimento do território.

Programação ‘Comitê Territorial do Vale do Tibagi’
16 de Junho (quarta-feira) às 08h30 – Workshop: Protagonismo para causas de Melhoria do Ambiente Territorial;

30 de Junho (quarta-feira) dia todo – Módulo I integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento;

14 de Julho (quarta-feira) dia todo – Módulo II alinhamento de propósitos e mobilização do grupo para os desafios do desenvolvimento. Cooperação, intencionalidade, consciência ativa e coletividade;

28 de Julho (quarta-feira) dia todo – Módulo III identificação de ações para o desenvolvimento e dos fatores inibidores e impeditivos do desenvolvimento do território.