Correio dos Campos

Aline Sleutjes e Jorge Seif, Secretário Nacional da Pesca, participam de evento de Soltura de Alevinos nos rios Pirapó e Paranapanema

31 de maio de 2021 às 18:04
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No último sábado, 29 de maio, aconteceu, às beiras dos Rios Pirapó e Paranapanema, o evento Soltura dos Alevinos realizado pelo Projeto Salvar. A Presidente da Comissão de Agricultura Aline Sleutjes prestigiou o evento idealizado pela Polícia Civil na pessoa do Delegado Alysson Tinoco e do agente Caio juntamente à Associação de Amigos do Rio Paranapanema da região Noroeste do Estado do Paraná.

A iniciativa tem como principal objetivo repovoar os Rios Pirapó e Paranapanema, que vem apresentando um déficit na quantidade de peixes nos últimos anos.

“Soltamos hoje 30.000 alevinos de espécies nativas do Rio Paranapanema, contribuindo para repovoamento das águas da região, através do projeto SALVAR. O projeto tem o intuito de minimizar o problema de redução de peixes no rio. Nos últimos anos, por conta de diversos fatores, tanto naturais quanto criminosos, tem-se notado pela comunidade que a quantidade de peixes vem diminuindo. Foram soltos no rio milhares de alevinos, espécies como Cascudo, Piauçu, Pacu e Piapara. Pescadores, empresários e vários parceiros estão se unindo para que esse projeto seja contínuo. Fui convidada para participar desta nobre iniciativa, parabéns a todos os envolvidos. Este projeto servirá de exemplo para o Brasil”, afirmou a deputada do agro.

A Presidente da Comissão de Agricultura agradeceu a presença de dezenas de lideranças do Paraná presentes no evento: Vereador Marcão, de Cianorte; Vereador Lindowest de Jussara; Vereador Toninho Raspa de Marialva; Prefeito Duda e Vice Zé Carlos, de Atalaia; Vereadores Rosinara, Roberta, Cidinho, Fabinho de Flórida; Vereador Fernando Brasil, de Lobato; Vereador Lucas, de Munhoz de Mello; Prefeito Clodoaldo, Vereadores Robério e Elton Cuba, de Nossa Senhora das Graças; Vereadora Andréia Dias, de Colorado; Prefeito Zé Bassi e Vice Luiz Ricardo, de Uniflor; Prefeito César e Vereadores Gordo e Sonia, de Cruzeiro do Sul; Prefeito Júnior, Vice Jorge Solon e Vereador Nenca, de Paranacity; Prefeito Doutor Stefan, de São João do Caiuá; Prefeito Sidnei, de Paranapoema; Prefeito Juninho e Presidente da Câmara Nivaldo, de Itaguajé; Vereador Eduardo, de Santa Inês; Prefeita Geny e Vereadores Alexandre Venceslau e Zé Roberto, de Santo Inácio; Ex Vereador Dárcio, de Cafeara; Vereadores Zé Neguinho e Adan, de Centenário do Sul; Prefeito Sidnei e Vereadores Turbina e Nena da Estância, de Guaraci; Vereador Jiva, de Jaguapitã; Prefeito Júlio Leite, de Terra Rica; Prefeito Eliel, de Diamante do Norte; Liderança Marcelo, de Itaúna do Sul; Prefeito Alex, de Querência do Norte; Prefeito Celso, de Planaltina do Paraná; Delegado Alysson Tonico, de Colorado e a anfitriã, Prefeita Lucimar e seu Vice Weverton, de Jardim Olinda.

Em seu discurso a deputada também salientou o apoio do governo Bolsonaro a aquicultura e a piscicultura, agradeceu à presença do grande amigo Secretário Nacional de Pesca Jorge Seif, e registrou a importância do Brasil na segurança alimentar do mundo, em especial com a produção paranaense. “Temos um País maravilhoso, rico, produtivo, o único capaz de produzir três safras ao ano, das mais variadas culturas. Parabenizo a iniciativa do Projeto Salvar e registro que se cada cidadão fizer um pouquinho, teremos um país muito melhor para todos.”, acrescentou a Presidente da Comissão de Agricultura.

Secretário Jorge Seif, “O evento de soltura de alevinos no Rio Paranapanema traz consigo muitos conceitos e símbolos. Um deles é a demonstração e preocupação dos pescadores e sociedade com a sustentabilidade, tão importante para o futuro de nossa fauna e flora. Outro é a mobilização social que o evento promoveu na região: tivemos além da Deputada Aline, Símbolo do Agro Brasileiro, mais de 20 prefeitos e autoridades policiais e políticas vieram dos lugares mais longínquos para prestigiar o evento. Outro grande movimento foi o exemplo que o município de Jardim Olinda deu para o Brasil: dezenas de pescadores de todo Brasil já me contactaram pedindo ações semelhantes em outras localidades. Por fim, a união de Governo Federal, Congresso Nacional, Prefeituras e Comunidade resultou em um lindo dia de consciência ambiental e coalizão em prol da nossa pesca. Realmente um evento memorável e inesquecível que já está fazendo escola para todo Brasil. Parabéns Projeto SALVAR! Parabéns Deputada Aline! Parabéns Jardim Olinda!”, registrou Seif.

Prefeita Lucimar, “Gostaria de fazer um agradecimento, em nome de toda a administração e de todos os munícipes de Jardim Olinda, em relação ao evento memorável que aconteceu no último final de semana no nosso município, Jardim Olinda, especificamente nos Rios Pirapó e Paranapanema. Tivemos a honra de receber em nosso município o Secretário, Jorge Seif e nossa Deputada da ponte, Aline Sleutjes, além de vários prefeito e lideranças de toda a região. Tivemos a oportunidade de comemorar, também, a licitação da ponte sobre o Rio Pirapó que liga o município de Jardim Olinda à Itaguajé que aconteceu durante essa semana e só foi possível pela sensibilidade da nossa Deputada Federal Aline em nos proporcionar recursos para execução dessa tão sonhada obra. É uma honra receber todas essas autoridades. Fica aqui o meu muito obrigado!”.

Vice Weverton, “É uma honra e um privilégio sem igual para Jardim Olinda receber nossa querida Deputada e amiga Aline Sleutjes e o Secretário Nacional da Pesca Jorge Seif Jr. no lançamento oficial do Projeto Salvar – Rio Paranapanema! Um importante projeto de repovoamento do rio! Com essa importante parceria com a Deputada Aline e o Governo Federal, toda nossa região noroeste tem muito a ganhar e a prosperar!”.

No evento se fez presente também os policiais do programa Vigia o qual a deputada ajudou a instalação do programa em Itaguajé, a voz do agro elogiou o fantástico trabalho da polícia e a importância para a manutenção da segurança e do direito do cidadão de bem deste país.

Um dia que sem dúvida ficará na história de todos que participaram.