Correio dos Campos

Projeto “Crônicas dos Campos Gerais”

26 de Maio de 2021 às 17:27
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) e entidades apoiadoras estão lançando nova edição do projeto literário “Crônicas dos Campos Gerais”. A iniciativa, que teve a primeira edição entre 2019 e 2020, visa estimular a produção e o intercâmbio de textos (crônicas) que tratem de aspectos da vida regional, incluindo os pitorescos e singulares. Tem intenção de revelar e incentivar novos talentos literários, divulgar e aprofundar o apreço pela cultura popular e erudita regional. O projeto convida a população a escrever crônicas sobre a vida nas cidades ou no ambiente rural dos Campos Gerais do Paraná. Para participar basta enviar os textos em arquivo digital para o e-mail [email protected], já a partir de março de 2021.

No blog do projeto https://cronicascamposgerais.blogspot.com/ podem ser vistas as orientações para participação e as crônicas selecionadas na primeira edição. Sua qualidade literária mostra que a iniciativa vem cumprindo seus objetivos. No período de novembro de 2019 a novembro de 2020, 61 autores enviaram 128 crônicas, destas 63 foram selecionadas para divulgação e publicação em livro que está sendo finalizado. Até março de 2021 o blog recebeu 11.845 acessos, do Brasil, EUA, Portugal, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Peru, Argentina e outros países.

Entende-se por “crônica” o relato curto de situações do cotidiano reais ou fictícias, apresentadas, geralmente, com contextualização cronológica. Segundo o crítico literário Antonio Candido de Mello e Souza, a crônica é um gênero que “… fica perto de nós… Ela é amiga da verdade e da poesia nas suas formas mais diretas e também nas suas formas mais fantásticas – sobretudo porque quase sempre utiliza o humor… a sua perspectiva não é a dos que escrevem do alto da montanha, mas do simples rés do chão”. As crônicas selecionadas apresentadas no blog do projeto mostram como pode ser escrita uma crônica sobre a região dos Campos Gerais.