Correio dos Campos

Paraná recebe mais 352,7 mil doses da vacina AstraZeneca

Imunizantes fazem parte da 21ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, que contempla ainda mais 37.440 doses da Pfizer/BioNTech. Todas são destinadas à primeira dose (D1).
26 de maio de 2021 às 10:19
(Foto: Américo antonio/SESA)
A Secretaria de Estado da Saúde recebeu na noite desta terça-feira (25), mais 352.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, contra a Covid-19. Os imunizantes fazem parte da 21ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde, que contempla ainda mais 37.440 doses da Pfizer/BioNTech, com previsão de entrega nesta quarta-feira (27).

Todas são destinadas à primeira dose (D1). O imunizante da AstraZeneca inclui o grupo de comorbidades e pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte aéreo e portuários, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas. Já a vacina da Pfizer, além de pessoas com comorbidades e deficiência permanente, também inclui gestantes e puérperas com comorbidades.

“Nossas equipes estão incluindo essas novas doses no sistema e definindo a distribuição para todo o Estado, proporcionalmente e de acordo com cada grupo atendido”, informou o secretário da Saúde, Beto Preto. “Pretendemos enviar essas vacinas o mais rápido possível para acelerar o processo de vacinação em todas as regiões”, afirmou.

VACINÔMETRO – Segundo a plataforma do Ministério da Saúde, o Paraná já aplicou 3.502.262 doses, sendo 2.363.014 D1 e 1.139.248 segundas doses (D2).

“Pedimos aos municípios que intensifiquem as ações de vacinação, de domingo a domingo, em horários alternativos e estendidos, buscando alcançar o maior número de pessoas dentro de cada grupo prioritário. Nossa ferramenta contra esse vírus é a vacina, precisamos fazer com que ela chegue rápido a todos os paranaenses”, acrescentou Beto Preto.

Fonte: AEN/PR