Correio dos Campos

Lideranças políticas do Agro conhecem a internet 5G no campo

O 5G deve contribuir para um crescimento de 20% no agronegócio
19 de maio de 2021 às 15:45
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os Ministros das Comunicações, Fábio Faria e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, visitaram Rondonópolis com a Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados Aline Sleutjes, vários deputados da FPA e senadores, na terça-feira passada (11), para inaugurar o projeto piloto da internet 5G no campo.

As demonstrações foram feitas pela operadora TIM em parceria com a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão e apoio do ‘ConectarAGRO’, associação de empresas de tecnologia (com a participação da Nokia, New Holland e CASEiH) voltada para inovações no campo.

A chegada do 5G nas áreas rurais vai aumentar a eficiência e produtividade no campo, além de promover a automatização, com tratores autônomos, máquinas teleoperadas, drones com alta resolução e inteligência artificial, aumentando a produtividade e eficiência na aplicação de pesticidas, fertilizantes, Adubos etc.

Para a Deputada Aline Sleutjes foi um grande dia: “Conhecemos hoje o sistema 5G, tecnologia de última geração que vai revolucionar o campo”.

Segundo a ministra Tereza Cristina, com o lançamento do projeto, haverá estímulo da economia e geração de novos serviços no agronegócio, incluindo a população rural no meio digital.

No evento, foram demonstradas soluções 5G, com altíssima velocidade e baixo tempo de resposta aplicada ao campo e de que forma a tecnologia pode habilitar aplicações que estimulam a comunicação entre as pessoas e agilizam a gestão de equipamentos.

Entre as demonstrações, estavam disponíveis transmissões em tempo real de vídeos feitos em 4K e produzidos com drones. As imagens captadas e acompanhadas remotamente podem ajudar na inspeção do plantio, na aplicação de pesticidas, irrigação, automação e robotização do agro.

O 5G também será essencial para habilitar soluções aplicadas à colheita e ao manejo agrícolas, relacionadas tanto à gestão de equipamentos, quanto à comunicação entre colaboradores.

“Conhecemos hoje o sistema 5G, através de um ótimo trabalho da Nokia e da TIM em desenvolvimento de uma tecnologia de última geração”, declarou a Deputada Aline Sleutjes, completando: “Você que pensa que isso é futuro, isso já é presente”. Sobre a qualidade de vida dos produtores rurais, a Presidente da Comissão de Agricultura completou: “com esta modernidade estaremos melhorando a vida no campo, dando condições de ampliar nossas safras, diminuir nossos custos e aumentando a nossa rentabilidade, empregando nossos jovens em futuras profissionais, aprimorando a nossa condição de celeiro do mundo. É um prazer estar aqui, como Presidente da Comissão da Agricultura.”