Correio dos Campos

Mabel Canto quer priorização de vacinação de lactantes no Paraná

17 de maio de 2021 às 18:27
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A deputada Mabel Canto (PSC) protocolou nesta segunda-feira (17), requerimento direcionado ao Secretário de Saúde Beto Preto para que as lactantes paranaenses, com até 180 dias de amamentação, sejam incluídas no rol de prioridades para a vacinação, conforme demanda direcionada à parlamentar pelo movimento paranaense “Lactantes pela Vacina”.

Em sua justificativa, a deputada recorda que recentemente o Ministério da Saúde incluiu as gestantes e as puérperas no grupo de prioridade para imunização contra a Covid-19, entretanto, deixou de incluir as lactantes, cuja vacinação é fortemente recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), segundo estudo publicado pela instituição.

A SBP destaca no documento o benefício da vacinação da lactante por propiciar a proteção destas mulheres contra a Covid-19, diminuindo, assim, o risco de transmitir a infecção aos filhos destas mães vacinadas. Acresce que o leite materno contém anticorpos (IgA secretória contra o SARSCoV-2) que poderiam potencialmente proteger o bebê amamentado.

_”Para que seja efetivada tecnicamente a proposta, sugerimos a delimitação da vacinação das lactantes, para aquelas com até 180 dias de amamentação, de forma que seja possível a realização da imunização desse novo grupo, considerando que quaisquer eventos adversos que ocorram com um feto ou recém-nascido devem ser notificados ao SUS até 6 meses após o nascimento”, disse Mabel Canto.

O requerimento é assinado também pelos deputados Requião Filho (MDB), Elio Rusch (DEM), Goura (PDT), Homero Marchese (PROS), Cristina Silvestri (CDN), Boca Aberta Jr. (PROS), Luciana Rafagnin (PT), Michele Caputo (PSDB), Cantora Mara Lima (PSC), Luiz Claudio Romanelli (PSB).