Correio dos Campos

Paraná tem média de 16 motoristas alcoolizados flagrados por dia entre janeiro e julho de 2020

26 de agosto de 2020 às 07:51
Foto: Reprodução/internet

Em média, 16 motoristas foram flagrados alcoolizados no Paraná, entre janeiro e julho de 2020, segundo informações do Departamento de Trânsito do estado (Detran-PR). Foram 3.445 flagrantes no período, conforme os dados do departamento.

Braian Victor Rodrigues, de 16 anos, que mora em Ponta Grossa, conta que há dois anos convivem com tratamentos e consequências de um atropelamento que o jovem sofreu em frente à casa onde mora.

De acordo com a família da vítima, o motorista que atropelou Braian estava alcoolizado. O jovem sofreu fraturas, perdeu o baço e atualmente usa duas próteses na bacia. Foram meses de fisioterapia. “Foi questão de segundos. O carro subiu na calçada e me atropelou. Ele estava embriagado”, conta o jovem.

Punição prevista no CTB
O Código de Transito Brasileiro (CTB) prevê que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é caracterizado como infração gravíssima. A penalidade prevista é de multa de R$2.934,70, além de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Se o índice verificado no teste do etilômetro ultrapassar 0,30 miligramas por litro de ar expelido, o motorista pode ser preso e responder pelo crime de embriaguez ao volante.

Flagrantes
O pelotão de trânsito da Polícia Militar, em Ponta Grossa, ressalta que os casos de flagrante de motoristas embriagados continuam, mesmo com a circulação de pessoas restrita nos últimos meses, por causa da pandemia.

“O condutor que dirige sob efeito de álcool, aparentemente, não foi afetado pela pandemia, porque temos feito constatações de forma diuturna”, destacou o tenente Bruno Oliveira, da PM.

Fonte: G1 Paraná