Correio dos Campos

SMAPA entrega 3,6 mil mudas para penitenciária de Ponta Grossa

A ação faz parte de uma parceria com o Depen, onde os detentos cultivam as hortaliças para doar os futuros alimentos para entidades beneficentes do município
5 de março de 2020 às 18:01
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) entregou 3,6 mil mudas de hortaliças para a Unidade de Progressão da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, na tarde desta quinta-feira (5). A ação faz parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura, o Departamento Penitenciário (Depen) e o Colégio Agrícola, que visa possibilitar que os presidiários possam plantar as mudas e posteriormente doar os alimentos cultivados para as instituições beneficentes da cidade.

A parceria realizada para o projeto surgiu em 2016. Desde então, a cada três meses, a Prefeitura doa as mudas para a penitenciária. Na Unidade de Progressão há uma horta, cuidada por quatro detentos. É nesse local que elas são plantadas. Para que haja o cultivo de forma saudável, os internos recebem instruções de alunos e representantes do Colégio Agrícola. Assim que colhidos, os alimentos são doados para cinco entidades beneficentes. Desde 2016, 11 instituições já receberam as doações dos mantimentos.

Para o projeto denominado ‘Sementes do Amanhã’, a SMAPA contribui com a doação das mudas e a entrega de um panfleto, que contém dicas de plantio e de características técnicas de uma horta. As espécies de mudas entregues incluem alface, cebolinha, salsinha, couve-flor, rúcula etc. Todas elas foram adquiridas através do projeto Horta em Casa, que consiste em fornecer mudas para as famílias do município, de forma gratuita.

Conforme o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, a parceria para a realização do projeto é importante para garantir o abastecimento das instituições e promover o incentivo à agricultura. “Considero que a iniciativa traz oportunidades para que os detentos aprendam a plantar. Quando saírem da penitenciária eles terão uma qualificação a mais para se inserir no âmbito trabalhista e também uma possibilidade de se ressocializarem”, destaca o secretário.

De acordo com o diretor da Unidade de Progressão do Departamento Penitenciário, Bruno Propst, os internos que participam do projeto são os que se mostram aptos ao trabalho e os que possuem bom comportamento. “Os detentos recebem pecúlio do estado além da remição de pena. Cada três dias de trabalho equivale a um dia a menos de pena. Então o projeto é essencial para o estado, que prepara o indivíduo para o retorno à sociedade; para os internos que recebem a remição; para as instituições que recebem os alimentos; e para a sociedade que tem a possibilidade de receber os cidadãos ressocializados”, declara Bruno.

Um detento de 65 anos, que não será identificado para preservar sua identidade, foi um dos que recebeu as mudas e já preparou seu espaço na horta para plantá-las. Para ele, a rotina de cultivar as hortaliças é uma espécie de terapia e de relembrar bons momentos de sua vida. “Eu cresci no campo e trabalhei em lavoura por muito tempo. É muito bom ter a oportunidade de plantar as verduras novamente. Me traz esperança e uma vontade cada vez maior de poder sair daqui [da penitenciária] e voltar para a minha família. Faz eu passar o tempo e não ficar com pensamentos negativos na cabeça”, sustenta o detento.

A edição de 2020 do programa Horta em Casa começou nesta semana. Além da penitenciária, moradores do Recanto Verde, do Quero Quero e do Atlanta foram beneficiados com as mudas doadas pela Prefeitura. Para participar, é necessário entrar em contato com algum líder comunitário e acionar a SMAPA pelo telefone 3220-1000 para agendar entregas em determinado bairro. O objetivo da secretaria é entregar 70 mil mudas por mês.