Sebrae promove Seminário Empretec, em Ponta Grossa
COM ASSESSORIAS – Criar metas e prazos, organizar processos, planejar e executar. Com essa estratégia, a empresária Mariane Ramos, sócia-proprietária de uma corretora de seguros, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, conseguiu expandir seus negócios, contratar mais funcionários e crescer 150% no último ano. Segundo ela, tudo isso aconteceu com a ajuda do Empretec, Seminário que estimula e desenvolve características ideais para um empreendedor de sucesso.
“Sentia necessidade de me organizar, de ter mais iniciativa, de não ficar adiando decisões. Eu tinha projetos e ideias, todos ao meu alcance, mas não os colocava em prática”, conta. Antes de participar do Seminário, em 2017, a empresária trabalhava na própria residência com a corretora de seguros e contava com a ajuda de uma funcionária.
“Cinco meses depois do Empretec aluguei uma sala comercial e ampliei o quadro de funcionários”, comemora. Outros investimentos, como a compra de um software, agilizou o trabalho e abriu possibilidade, com a otimização de tempo, da empresária prospectar novos clientes. “O Empretec teve papel fundamental em todo o processo, pois mostra os caminhos a serem seguidos. Aprendi a criar métodos para alcançar meus objetivos, a me organizar e a desenvolver a relação humana”, completa Mariane.
O Sebrae/PR abriu inscrições para uma nova turma do Empretec, em Ponta Grossa. O seminário tem uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores nos participantes. O Empretec acontece de 10 a 15 de junho, no escritório do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, que fica na Rua Lauro Cunha Fortes, 450, em Uvaranas. São disponibilizadas 15 vagas. A inscrição pode ser feita pelo telefone (42) 3228-2501, com David.
“O objetivo é desenvolver o comportamento empreendedor através de uma metodologia vivencial, onde o empresário será desafiado a olhar para si e para o mercado. O resultado é ampliação da visão de negócio, melhor gestão, análise sistêmica e com potencial de crescimento e principalmente ter a oportunidade de viver na prática que o sucesso da empresa está no empreendedor que utiliza suas características em prol de alavancar novas possibilidades” diz a consultora do Sebrae/PR, Suelen Pedroso da Costa.
São 60 horas de capacitação em seis dias de imersão em que os participantes são desafiados em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.