Correio dos Campos

Centro da Juventude completa seis anos

5 de dezembro de 2018 às 11:05
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – O Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva completou em novembro, seis anos em Castro e promoveu uma feira mostrando as atividades desenvolvidas no local, além de apresentações culturais e show de mágica.

Iniciativa da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, o CEJU atende diariamente cerca de 170 adolescentes e jovens, sendo um espaço de referência para a juventude, que por meio de ações socioeducativas visa promover a cidadania, a convivência social e o protagonismo juvenil.

O CEJU oferece gratuitamente atividades culturais, artísticas, esportivas, tecnológicas e profissionalizantes. Entre as atividades disponibilizadas estão oficinas de futsal, informática, academia, ginástica rítmica, dança gaúcha, tênis de mesa, violão, xadrez, fotografia e percussão. Eles também têm acesso ao Serviço de Convivência, organizado de forma a prevenir situações de risco social e fortalecer vínculos. Uma parceria com o governo do Estado concede bolsa auxílio aos jovens que desejam atuar como agentes da cidadania.

E estrutura do Centro conta ginásio poliesportivo, salas multiuso, biblioteca, auditório, teatro de arena e sala de informática, entre outras dependências. Este ano, o CEJU recebeu nova pintura e em 2019 a piscina será reformada. A equipe multidisciplinar é composta por psicólogo, assistente social, orientador social e educadores.

A coordenadora do CEJU, Cristiane de Fátima Zamoski, destacou que o Centro da Juventude oportuniza acesso ao conhecimento para adolescentes e jovens. “As atividades ofertadas pelo CEJU permitem mais e melhores oportunidades para os jovens que se encontram em situações de vulnerabilidade social, expandindo, assim, seus conhecimentos artísticos, culturais e esportivos, entre outros. Estamos contentes com o trabalho que desenvolvemos”, disse.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, ressaltou que o CEJU oferece oportunidade para adolescentes e jovens de se desenvolverem como cidadãos e se prepararem para o mercado de trabalho. “A finalidade do CEJU é melhorar a qualidade de vida dos jovens oferecendo a eles oportunidades para mudarem suas histórias, construindo um futuro melhor”, disse.

O CEJU fica na Rua Raimundo Feijó Gaião, 359, Jardim das Araucárias, e o horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.