Cooperjovem realiza formação com professores do Município
IMPRENSA/Ponta Grossa – Professores da Rede Municipal de Ensino estão realizando mais uma formação dentro do programa Cooperjovem, realizado em Ponta Grossa em parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB). Neste ano o número de escolas participantes aumentou mais de 100%, saltando de 19 no ano anterior para 44 em 2018. Os alunos farão, junto com seus professores, projetos que valorizam os conceitos do cooperativismo, com vistas à transformação da sociedade.
Nesta etapa, os professores discutem em grupos os princípios do cooperativismo, seu funcionamento e valores, com o objetivo de aplicar estas ideias no trabalho das escolas, conforme Maria Inês Bento, instrutora de formação do Sicoob. “Através de uma dinâmica, eles entendem na prática o que é uma cooperativa e sobre como estes valores podem contribuir com a Educação. Neste momento estamos começando a demonstrar como os projetos podem ser desenvolvidos na escola”.
Após esta formação, os professores levarão até a comunidade escolar uma discussão e uma pesquisa sobre situações-problema que podem ser transformados em projetos transformadores, conta a assessora pedagógica da SME Aparecida Castanho, coordenadora do programa. “Tudo começa com a pesquisa. Saindo desta etapa da formação, as professoras farão o repasse do que é o programa para a escola, crianças e pais. O próximo passo é fazer uma pesquisa conjunta e identificar uma situação-problema a partir do qual desenvolver o trabalho deles. Não vem nada enlatado. A própria comunidade decide o que fazer como projeto”, conta Aparecida.
Com o projeto definido, serão realizados ainda mais dois eventos de formação. Durante o ano, a SME realiza o acompanhamento dos projetos, junto com o Sicoob, com vistas à apresentação final do projeto e avaliação dos resultados. No final do ano, é feita a cerimônia de encerramento e premiação para os melhores projetos.