Chegada de frente fria muda o tempo em metade do Paraná, diz Simepar

O primeiro fim de semana de setembro terá condições meteorológicas diversas no Paraná, variando de uma região para outra. A informação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar).
O órgão explica que a chegada de uma frente fria muda o tempo na metade sul, provocando chuvas e queda de até 10ºC nas temperaturas, principalmente na região leste. Veja previsão do tempo por região mais abaixo.
O Simepar destaca que estas condições iniciam nesta sexta (5).
“A sexta-feira (5) está começando com tempo instável em parte do Paraná. Entre as regiões da metade-sul do estado, são registradas chuvas isoladas com algumas trovoadas neste começo de manhã. Nas áreas mais ao norte, o tempo permanece estável neste momento. […] Com maior presença de nuvens, as temperaturas se elevam mais lentamente na metade sul. Já no norte, o tempo segue mais aquecido, com valores próximos de 33°C”, diz o Simepar.
No sábado (6) o Paraná continua sob influência da frente fria, que vai possibilitar nebulosidade e algumas chuvas no estado. Algumas cidades do norte devem ser atingidas, mas a metade leste, de modo geral, deve concentrar mais nuvens e condições de chuva.
“No sábado as instabilidades se intensificam da faixa central para o leste do Paraná, com fraca e moderada intensidade, mas de forma persistente. O destaque fica pelas baixas temperaturas e pouca amplitude térmica na metade sul, desde o oeste até a faixa leste. As temperaturas mínimas e as máximas sofrem pequena alteração durante o dia”, explica o órgão.
No domingo (7) a chuva deve dar uma trégua na maior parte do estado, ficando concentrada entre os Campos Gerais, a região de Curitiba e o litoral, mas as temperaturas devem continuar mais baixas na metade sul do estado, com previsão de mínimas de até 8ºC.
Gangorra de temperaturas
O Simepar ressalta que o estado está passando por uma “gangorra de temperaturas”. Veja exemplos:
Foz do Iguaçu (oeste), que chegou a 23,5ºC na quinta-feira (4), deve registrar 11ºC no sábado (6);
na quinta (4) Palmas (sul) chegou a 24,2ºC e, no sábado (6), pode atingir 9ºC;
em Curitiba a temperatura máxima foi 27,3ºC na quinta (4), mas não deve passar de 12ºC no sábado (6).
De acordo com o órgão, essa diferença nas temperaturas só não vai impactar quem mora na faixa norte do Paraná, que continuará registrando máximas ao redor dos 30°C até sábado. Na região, as chuvas também serão mais fracas.
“No norte, as chuvas ocorrem de forma muito localizada, ou seja, podendo ocorrer em bairro sim e outro não dentro da mesma cidade. Baixos acumulados, de modo geral, desde o norte central até o norte pioneiro, englobando as regiões de Londrina, de Maringá, Paranavaí até a região de Santo Antônio da Platina, diferentemente do cenário esperado para a metade sul do Paraná”, detalha o Simepar.
Fonte: g1