Correio dos Campos

Inovação em prática: universitários participam de jornada empreendedora

Iniciativa gratuita integra 60 acadêmicos para desenvolver projetos tecnológicos em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais
20 de agosto de 2025 às 16:29
Programa reúne estudantes para a criação de negócios. (Imagem: Divulgação) com ou sem base tecnológica.

COM ASSESSORIAS – O Sebrae/PR, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a UTFPR, a Faculdade Senac, o Estação Hub e o Valle dos Trilhos, deu início nesta terça-feira (19) ao Startup Garage, em Ponta Grossa. O programa, que segue até outubro, vai reunir estudantes em torno da criação de negócios com ou sem base tecnológica. A intenção do programa é oferecer condições e ambiente para que os alunos criem novos negócios viáveis.

Ao todo, 60 acadêmicos se inscreveram para participar do programa, que é gratuito e terá oito encontros presenciais no Estação Hub. O programa estimula jovens universitários a se tornarem empreendedores, oferecendo um ambiente propício para a criação de startups, e mostrando que o caminho da carreira não precisa se restringir ao emprego formal, mas pode incluir também a criação de negócios inovadores. As equipes multidisciplinares terão acesso a workshops, a mentorias e a ferramentas que auxiliam na validação de ideias e no desenvolvimento de startups.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, a proposta é criar uma ponte entre as universidades e o ambiente de inovação.

“Queremos mostrar aos estudantes que, além da opção de buscar uma vaga no mercado de trabalho tradicional, eles também têm a possibilidade de empreender e transformar ideias em soluções concretas. O Startup Garage, realizado pelo Sebrae/PR em parceria com as instituições de ensino, facilita esse processo e incentiva a inovação dentro das universidades”, destaca.

O gerente executivo da Faculdade Senac de Ponta Grossa, João Guilherme Baggio de Oliveira, defende que o evento traz convergência com aquilo que é tratado dentro da sala de aula.

“A atitude empreendedora é uma marca formativa do Senac, no qual visamos formar um indivíduo capaz de agir com autonomia e dinamismo diante de todas as características do mercado de trabalho. Dentro do evento, esse aluno vai ser incentivado na busca da visão empreendedora e é a oportunidade para que nossos jovens consigam expandir suas ideias”, reforça.

Para esta edição, as equipes serão formadas por estudantes das instituições de ensino parceiras.