Correio dos Campos

Castro abre ‘Circuito Caminhos do Paraná’ e recebe caravanistas nesta quinta-feira (31)

Realizada pela Expo Motorhome, a 2ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná - Campos Gerais levará atrações culturais e ambientais gratuitas a 11 cidades
28 de julho de 2025 às 18:30
Ponto de apoio para motorhomes do Parque Lacustre já recebeu cerca de 900 turistas neste ano. (Imagem: Divulgação/Daniel Calvo)

COM ASSESSORIAS – Castro recebe nesta quinta-feira (31) a caravana da 9ª Expo Motorhome abrindo a segunda etapa do Circuito Caminhos do Paraná, com atrações culturais e ambientais gratuitas que vão chegar ainda a outros 10 municípios até dia 10 de agosto. Cerca de 50 pessoas, que viajam a bordo de 25 trailers e motorhomes, desembarcam no Parque Lacustre por volta das 10 horas e permanecem à disposição dos moradores até próximo das 20 horas.

“Nossa expectativa é repetir o sucesso da primeira etapa, realizada no Circuito Costa Rica e que mobilizou 100 mil moradores, movimentando mais de R$ 700 mil na economia dos municípios abrangidos. Foi uma experiência incrível para todos os envolvidos, pois fomos recebidos de forma calorosa por adultos e crianças”, salienta o idealizador e presidente da Expo Motorhome, Alexandre Boff.
No acampamento, será possível conhecer o interior dos veículos de recreação e acompanhar a programação – que em Castro inclui food trucks e apresentações de dança e de capoeira. Em cada parada, os viajantes plantam mudas de árvores nativas e dão palestras sobre temas ambientais a estudantes das redes pública e particular. “É uma vitrine para nossa cidade, que tem um ponto de apoio no Parque Lacustre que é uma referência entre os caravanistas”, comenta Fábio Sampaio, diretor de eventos esportivos da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
O evento tem a parceria da Prefeitura de Castro e apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Viaje Paraná, Adetur Campos Gerais, Instituto Água e Terra e Associação Brasileira de Jornalistas do Turismo (Abrajet PR).

Além de mostrar às comunidades como é o estilo de vida dos donos de trailers e motorhomes, a caravana ainda contribui para incentivar a criação de uma rede de infraestrutura aos aventureiros. Durante o trajeto, os participantes também aproveitarão para divulgar a programação da 9ª Expo Motorhome, maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, que acontece em Pinhais, no mês de novembro.

Caravana terá outras dez paradas

Na sequência, a caravana estará em:

31 de julho (quinta-feira): Castro – Parque Lacustre, localizado na Rua Mariana Marques, Centro
1º de agosto (sexta-feira): Carambeí – Paço Municipal, localizado na Avenida do Ouro, 1.355, Centro
2 de agosto (sábado): Ponta Grossa – Lago de Olarias, Oficinas
3 de agosto (domingo): Ivaí – Praça Miguel Calmon, da Igreja Matriz Cristo Rei
4 de agosto (segunda-feira): Irati – Parque Aquático
5 de agosto (terça-feira): Rebouças – Praça dos Ferroviários e Praça São Lourenço Mourão
6 de agosto (quarta-feira): Rio Azul – Praça Tiradentes, Centro
7 de agosto (quinta-feira): Mallet – Parque dos Imigrantes, no Centro
8 de agosto (sexta-feira): São Mateus do Sul – Rua 21 de Setembro
9 de agosto (sábado): São João do Triunfo – Avenida 15 de Novembro, em frente à Igreja Matriz
10 de agosto (domingo): Palmeira – Praça Marechal Floriano Peixoto

Ponto de apoio a motorhome no Lacustre traz experiência única para caravanistas

O espaço preparado especialmente para receber caravanistas no Parque Lacustre, em Castro, já é uma referência entre os turistas sobre rodas. Com pontos de energia em 110 e 220 volts, fontes de água potável, local para descarte e área de convivência com sombra, as dez vagas têm 50 metros quadrados cada, especiais para RVs (veículos recreativos), e permite a presença de animais de estimação.

Para usufruir da estrutura, o turista faz um cadastro online por meio do QRCode disponível nas placas de estacionamento. O site ainda disponibiliza informações úteis e relacionadas ao turismo no município, com dados sobre pontos turísticos, horários de funcionamento e opções de lazer em geral. Ao lado, também estão food trucks e, pertinho, estabelecimentos comerciais como mercados, lojas, restaurantes, bares e oficinas mecânicas.

Inaugurado em dezembro de 2022, o ponto de apoio já registrou, até maio de 2025, perto de 350 cadastros de veículos, o que pode representar cerca de 900 turistas. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Kasciano Morais, reforça a importância do serviço para colocar Castro na rota dos caravanistas. “Estamos trabalhando para transformar nossa cidade uma referência em turismo na região, no Estado e no país. Nossa intenção agora é ampliar essa estrutura, instalar pontos semelhantes em outros locais, como a Prainha, que é um parque belíssimo e que certamente vai agradar quem chegar e resolver ficar”, adianta.

O casal Débora e Gustavo, do perfil @degustandoaviagem no Instagram, estão entre os visitantes que aprovam o local. Os viajantes passaram pela cidade em maio deste ano e aproveitaram a estrutura onde estão dez vagas para os veículos, que são verdadeiras casas sobre rodas. “Estamos num ponto de apoio muito bacana. Com disponibilidade de água, de energia, de descarte de água cinza e de água negra”, destaca Gustavo.

Já Débora elogiou a beleza do Lacustre e a segurança que o local oferece. “Aqui ao lado temos um parque com um posto da Guarda Municipal”, diz ela num vídeo publicado na rede social. “Obrigado Prefeitura de Castro por proporcionar esse momento aqui para os viajantes, um ponto de apoio muito importante”, acrescenta Gustavo.

No Youtube, o perfil ‘Bora Miguelita’, nome da van pilotada pelo casal Xandão e Cami, destaca a tranquilidade e a beleza do Parque Municipal Doutor Ronie Cardoso, o Lacustre. “Localizado bem no centro da cidade, o Parque é perfeito para quem busca relaxar, praticar esportes, fazer piquenique, curtir com a família ou só aproveitar a natureza ao redor de um lindo lago com patos e muito verde”, afirmam na descrição de um vídeo divulgado no canal. “Esse parque é incrível. É um lugar sensacional. Um ponto de apoio incrível. A cidade dá um apoio gigante para quem está viajando de motorhome e para quem quer passear. Aprovadíssimo”, confirma Cami, no final do vídeo.

Andreia Oliveira Hermes e Clovis Paulo Hermes passaram três dias no ponto de apoio, em março deste ano, e também divulgaram elogios em seu perfil de Instagram (@casaldocasulo). “Organização nota 10”, define Andreia, que é nascida em Castro mas vive em Guarapari (ES) com o marido que é de Anchieta (SC). A viagem que trouxe o casal a Castro durou 50 dias e passou pelos três estados do Sul e São Paulo e, segundo ela, em nenhum outro local encontraram um camping gratuito com a mesma estrutura. “Recomendamos em todos os grupos que participamos, o lugar é incrível. A facilidade para se instalar, a localização, a estrutura fantástica com a pista de caminhada, a energia à disposição e o QRCode para fazer o cadastro de forma rápida e fácil. Sempre que passarmos por aí, com certeza será nosso ponto de parada, por ser um lugar seguro, de fácil acesso, muito bonito e muito bem cuidado”, descreve a turista. “Visitamos o Moinho da Castrolanda, uma fábrica de queijo com queijos maravilhosos, com a mesma qualidade dos que encontramos na Holanda, a Prainha, e desfrutamos muito da beleza do parque, fizemos caminhadas todos os dias. O espaço é um convite para a prática de atividades físicas”, finaliza.