Em dois meses, mais de 700 pessoas saíram da fila de espera de exames e consultas em Castro

COM ASSESSORIAS – Cerca de 720 pessoas foram atendidas pelos mutirões de exames e consultas realizados em Castro no primeiro quadrimestre de 2025. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde para reduzir a fila de espera em exames e consultas com especialistas.
Com o objetivo de reduzir a alta demanda, a Gestão realizou parcerias com clínicas e com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) para que os pacientes que estavam no aguardo fossem atendidos. Havia pessoas que esperavam a realização de um exame desde 2019.
Até o momento, foram realizados mutirões de exames de ultrassons de articulação, Eco Doppler (cardiovascular), colonoscopia, endoscopia e ressonância, além de consultas de psicologia (com pacientes de 0 a 16 anos). A ação iniciou no final de fevereiro, mas teve um grande salto no mês de abril, onde, em apenas 30 dias, foram atendidos cerca de 500 pacientes.
No início do ano, milhares de pessoas estavam na fila de espera por algum dos exames, fora a demanda em outras especialidades. “Diante desta situação, tomamos esta providência e realizamos estes mutirões. É uma medida de curto prazo para aliviar a situação. Estamos estruturando a Saúde para que não aconteça mais esse alto represamento”, aponta o prefeito Reinaldo Cardoso. “O foco é facilitar a vida das pessoas”.
Para o mês de maio, novos mutirões estão sendo programados, como os de endocrinologia e gastroenterologia. Os pacientes estão sendo contatados via telefone pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através dos números (42) 2122-5216 e (42) 2122-5219 e é importante que as pessoas atendam a chamada ou respondam as mensagens enviadas, mesmo se não houver mais necessidade da realização do exame.