Correio dos Campos

ABC Projetos Culturais recebe Selo Sesi ODS por práticas de desenvolvimento sustentável

Biblioteca Gralha Azul foi o projeto reconhecido; anúncio foi feito durante o Congresso Sesi ODS
9 de dezembro de 2024 às 18:01
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Editora ABC Projetos Culturais foi premiada com o Selo Sesi ODS 2024. O anúncio foi feito na última sexta-feira (6), durante o Congresso Sesi ODS.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer e divulgar as melhores iniciativas de impacto ambiental, social, governança e parcerias sustentáveis para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizadas por indústrias e empresas com filiais no Paraná, e Organizações da Sociedade Civil com atuação em um ou mais estados brasileiros.

O selo foi concedido à Editora na categoria Parcerias Sustentáveis pelo projeto da Biblioteca Gralha Azul. A biblioteca se destaca pela capacidade de revelar, dar visibilidade e valorizar autores e autoras paranaenses, fomentando a produção literária do Estado, com a publicação de 20 obras gratuitas até o momento.

“A ABC Projetos Culturais cada vez mais, através da atuação em projetos, se engaja com a agenda ligada à sustentabilidade e ao desenvolvimento do planeta. Entendemos que esse é um compromisso de toda a sociedade, com o campo da produção cultural também mostrando sua participação ativa”, pontua Alessandra Bucholdz, diretora da ABC Projetos Culturais e coordenadora editorial da Biblioteca Gralha Azul.

Classificação

Para concorrer ao selo, os mais de 360 projetos inscritos deveriam corroborar pelo menos uma das 17 ODS listadas no edital do prêmio – a Biblioteca Gralha Azul está em consonância com, no mínimo, seis.

Ao permitir que o leitor acesse as obras, confira a biografia de seus autores e autoras e se informe sobre outros trabalhos realizados por eles, a Biblioteca promove a cultura paranaense, reconhecendo e divulgando quem produz literatura no Paraná.

Há a mobilização de profissionais envolvidos na cadeia produtiva do livro, e garantia de participação plena de mulheres e igualdade de oportunidades – 16 das 20 obras publicadas têm autoria feminina.

A Biblioteca também dá ênfase ao incentivo à leitura desde a primeira infância, independentemente de condição socioeconômica; por isso, todos os e-books contêm versão em audiolivro, favorecendo tanto crianças não alfabetizadas quanto pessoas com deficiência visual.

Como proposta de formação, ainda disponibiliza oficinas de produção de texto, incentivando crianças e adolescentes a assumirem o protagonismo e iniciarem suas jornadas literárias. A publicação digital dos livros não gera qualquer impacto ambiental; por fim, todas as fases do projeto são monitoradas pelo poder público.