Escola de Guardas Mirins de Ponta Grossa recebe oficinas de eletricidade verde
COM ASSESSORIAS – Os alunos de 14 a 16 anos da Escola de Guardas Mirins Tenente Antônio João participaram, nas manhãs de quarta e quinta-feira (27 e 28), de oficinas do curso ‘Eletricidade Verde para o Audiovisual’, ministrado pelo professor Luiz Maurício Bucholdz e realizado pela produtora cultural e editora Arte Telúrica.
As oficinas são uma contrapartida do edital da Lei Paulo Gustavo, no qual foi premiado o projeto homônimo. A premiação resultou na publicação, em fevereiro deste ano, de um manual de apoio didático organizado pelo professor Bucholdz.
Os 18 estudantes, no primeiro dia, tiveram uma aula teórica sobre os fundamentos da eletricidade, tipos de circuitos elétricos e instalações seguras; em seguida, divididos em grupos, aprenderam a fazer emendas para ligar lâmpadas, acionar sirenes e acender luzes de LED e refletores.
“Utilizo estes equipamentos no curso pois são rotineiramente utilizados em apresentações audiovisuais, como peças de teatro”, explica o professor Luiz Maurício Bucholdz. Os alunos cortaram, recapearam e conectaram os fios apropriados com o auxílio de ferramentas como chaves de fenda, fitas isolantes e alicates de corte.
Ao final, cada grupo apresentou aos colegas o passo a passo para o correto funcionamento de seus respectivos equipamentos. Marieli Villas Boas, assistente social da Escola de Guardas Mirins, supervisionou e aprovou as oficinas. “O curso foi de grande valia para nossos adolescentes, que estão em fase de ambientação para o mundo do trabalho”, afirma.
Ela enfatiza a didática e atenção apresentadas por Bucholdz: “O professor Luiz Maurício é extremamente competente e dinâmico, e foi super carinhoso com nossos alunos”, elogia. A aluna Sibelly faz coro à observação de Marieli: “Ele explica muito bem, e mostra o objetivo que a gente tem que alcançar”, diz.
O curso ‘Eletricidade Verde para o Audiovisual’ já passou por oito cidades paranaenses e tem agenda em Campo Mourão entre os dias 2 e 13 de dezembro, no Centro da Juventude (CEJU).