Agora vai! Prefeitura assume obras de prédio abandonado após acordo com a Câmara
DA REDAÇÃO – Depois de uma longa e demorada disputa judicial travada entre a Câmara de Vereadores de Piraí do Sul e a Construtora Cosechen, que não entregou o prédio ao Legislativo no ano de 2016 como previsto em contrato, enfim uma solução foi tomada de forma definitiva para dar utilidade ao espaço que, desde então, se tornou um enorme ‘elefante branco’ em uma das áreas mais nobres da cidade.
Inconformada com a situação desde que assumiu uma das cadeiras da Casa de Leis, a vereadora Mariana Zadra procurou pelo prefeito Henrique Carneiro ainda no começo da gestão para apresentar a sugestão de que o prédio fosse repassado ao município. Anos mais tarde, já na presidência do Legislativo, Mariana aguardou a decisão judicial favorável à Câmara para viabilizar junto com o prefeito a entrega em definitivo para a prefeitura.
Na visão de Mariana, o espaço seria melhor utilizado e aproveitado pelo Executivo que promove uma série de ações, muitas delas sem contar com um espaço adequado. Além disso, ela sempre apontou que os vereadores não precisariam de tamanha estrutura para a realização dos trabalhos legislativos.
Obras – Depois de todo o trâmite legal, desde a transferência do imóvel e a licitação, já feita pela prefeitura para dar continuidade aos serviços, o prefeito Henrique Carneiro autorizou o início das obras que começaram neste mês.
Agora sob a responsabilidade da prefeitura, a retomada da obra conta com um novo projeto arquitetônico que contempla a revitalização da fachada, a adaptação das áreas internas e externas, a colocação de novos pisos, banheiros, telhado e a substituição do forro. Serão refeitas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, garantindo funcionalidade em todas as áreas do prédio que terá ainda novos calçamentos e um estacionamento coberto.
Segundo o prefeito, o local será utilizado pela prefeitura e pelas secretarias municipais, além da própria comunidade que terá um espaço para a realização de eventos como cursos, congressos, palestras, formaturas e encontros promovidos pelos mais variados segmentos.
“A retomada deste projeto é um marco para nossa cidade, revitalizando um prédio abandonado por anos e que em breve poderá ter a devida destinação e utilidade. É uma obra que nos traz muita alegria e que reafirma o nosso compromisso com a população piraiense”, destacou o prefeito Henrique Carneiro.
Recursos – Durante o tempo em que Câmara e construtora discutiam a questão na justiça, o fundo criado para a obra foi mantido pela Câmara de Vereadores. Após a decisão da transferência do prédio, os vereadores devolveram todo o recurso reservado para que a prefeitura o utilize na conclusão da obra.
Segundo a assessoria da Câmara, o valor devolvido ao Executivo passou da casa de um milhão de reais.