Cuidadora é presa suspeita de agredir idosa de 80 anos; vítima morava com mulher há quatro anos, diz prefeitura
Uma mulher de 45 anos foi presa em flagrante suspeita de agredir uma idosa de 80 anos, de quem atuava como cuidadora. O caso aconteceu na noite de quarta-feira (24) na região do Jardim Maracanã, em Ponta Grossa, Campos Gerais do Paraná.
De acordo com a Prefeitura Municipal, informações da Fundação municipal de Assistência Social (FASPG) apontam que a família da idosa é da cidade de Ivaí, a 90 km de Ponta Grossa, e teria deixado a mulher na casa da suspeita para ser cuidada há cerca de quatro anos.
A prisão aconteceu após a Guarda Municipal ser acionada por vizinhos.
Devido à idosa estar ferida, com hematomas nos braços, nas costas e em um dos olhos, a corporação acionou o Siate, que realizou os primeiros atendimentos e posteriormente conduziu a vítima para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após avaliação médica, ela foi encaminhada para a delegacia para prestar depoimento.
De acordo com o delegado da Polícia Civil Gabriel Munhoz, que atendeu o caso, a idosa relatou que sofria agressões constantemente e por diversas vezes ficava trancada no próprio quarto.
“Em razão disso, a mulher foi presa em flagrante pelo crime de lesão corporal qualificado, uma vez que se prevaleceu da relação doméstica de coabitação. […] A pena do crime pode chegar a até três anos de prisão, além das investigações seguirem nesse inquérito policial uma vez que a idosa também relatou que chegava a ser até trancada no quarto por vezes – e isso pode caracterizar outro tipo de delito, que será investigado na sequência”, explica Munhoz.
A prefeitura afirma que a FASPG trabalha nos trâmites para o encaminhamento da vítima a uma casa de acolhimento de Ponta Grossa e procura localizar os familiares da idosa.
O g1 tenta identificar a defesa da suspeita.
Neste mês, outro caso de maus-tratos a idosos foi registrado em Ponta Grossa, referente a um abrigo clandestino onde moravam nove pessoas.
Fonte: G1