Correio dos Campos

Policial salva bebê de um ano engasgado com o próprio vômito em Ponta Grossa

Caso foi registrado no momento em que agentes da PRF estavam fazendo fiscalização. Bebê foi socorrido através da Manobra de Heimlich; veja como fazer em emergência.
22 de maio de 2023 às 09:21
(Foto: Reprodução/internet)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) salvou um bebê de um ano de vida engasgado o próprio vômito noite de sábado (20), em Ponta Grossa, nos campos gerais do Paraná.

Imagens feitas por uma câmera acoplada no uniforme de um agente, mostram o policial, dentro da viatura a caminho do hospital, fazendo Manobra de Heimlich, com o bebê de bruços, para tentar desengasgá-lo.

Durante o procedimento o bebê reage chorando. O agente conversa com o menino que volta a respirar.

Segundo a corporação, os pais criança passavam pela Avenida Souza Naves em busca de socorro quando avistaram a equipe da PRF para pedir ajuda.

A criança foi levada para Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula para avaliação médica.

Outro registro em menos de um mês

De acordo com a corporação, em menos de um mês, é o segundo salvamento de criança engasgada que o mesmo policial realiza.

O outro caso foi em 29 de março deste ano, em Balsa Nova. O bebê tinha dois meses, conforme o registro da PRF.

Técnica para bebês menores de um ano

O pediatra Daniel Hilário, coordenador do SAVC (Suporte Avançado de Vida), afirmou que todas as pessoas estão aptas a ajudar nos primeiros socorros. Mas ele lembra que o procedimento é diferente em bebês menores de um ano. Já em crianças, adolescentes e adultos, a aplicação é a mesma.

  1. Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.
  2. Colocar o bebê sobre a nossa perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
  3. São batidas vigorosas para a gente conseguir realmente empurrar esse corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.
  4. Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  5. Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  6. Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faça novamente a manobra.

Fonte: G1