Comitê de Uso Racional de Medicamentos (CURAME) inicia seus trabalhos
COM ASSESSORIAS – No dia 25 de abril, o Comitê de Uso Racional de Medicamentos (CURAME) iniciou seus trabalhos realizando sua primeira reunião técnica.
A CURAME tem o objetivo orientar e propor ações, estratégias e atividades para promoção do uso racional de medicamentos no âmbito municipal e foi nomeada através do boletim oficial edição 2135 de 2023.
Entende-se que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para comunidade.
Em sua primeira reunião os integrantes do comitê discutiram o perfil do uso dos medicamentos dos últimos 12 meses no município e planejaram ações educativas com a população e com os profissionais de saúde a serem desenvolvidas no decorrer desse ano.
Para a farmacêutica Maiara Nievola, presidente da CURAME: “O trabalho do comitê vai qualificar ainda mais a assistência farmacêutica municipal, através dela será monitorado o perfil da utilização dos medicamentos no município para que possamos planejar e executar ações para promover o uso racional dos mesmos”.
Maiara ainda enfatiza a importância do trabalho educativo do comitê pois de acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS) mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.
A criação do comitê de uso racional de medicamentos segue a recomendação do Ministério da Saúde. As reuniões serão realizadas trimestralmente e as ações serão em parceria com a Comissão de Farmácia e Terapêutica bem como outros setores da secretaria municipal de saúde.
Participam da CURAME os servidores da Assistência Farmacêutica Municipal: Leticia de Andrade, Fabiane Erdman, Maiara Nievola, Vera Tallevi e Mariane Lopacisnki.