Correio dos Campos

GTC deve contar com Plano de Ação para melhorias do Qualicis

5 de abril de 2023 às 09:04

COM ASSESSORIAS – O Grupo Técnico Consultivo (GTC) do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado do Paraná (Qualicis) na 3ª Regional realizou na última semana reunião online para dar início a construção do Plano de Ação para otimização dos serviços prestados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). “Apresentamos aos gestores uma pauta mínima prevista pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS)”, explicou a diretora, Pâmella Costa.

A taxa de aproveitamento das consultas, os encaminhamentos de paciente, os Planos de Cuidado, os processos de estratificação, e a gestão de filas compõem a pauta mínima proposta. “Além destas questões, os gestores irão analisar o que podemos incluir conforme as necessidades dos municípios”, antecipou a diretora. Para isso, nos próximos meses, gestores municipais, Regional de Saúde, Conselhos de Secretários e CimSaúde, irão definir pautas para que o Plano de Ação seja adequado à realidade regional.

Conforme o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, é muito importante que o NDS aponte uma pauta mínima, mas o Plano de Ação deve traduzir as necessidades, e também o que é possível fazer na região. “É uma construção que deve ser feita em conjunto”, avalia.

A estratificação correta dos pacientes foi um dos temas de destaque durante a reunião. “Mais importante que apontar as problemáticas é a busca de soluções”, aponta Pâmella. Objetivando o trabalho em equipe entre Atenção Primária da Saúde e Atendimento Ambulatorial Especializado, para otimizar os instrumentos de encaminhamento de pacientes ao ambulatório do Cimsaúde, que conta com atendimento especializado por equipe multidisciplinar, o Consórcio pretende implementar novas ações de qualificação na Atenção Primária, e intensificar o feedback com a Atenção Secundária. “Precisamos de informações qualificadas”, analisa Xavier.

Para a diretora do CimSaúde devem ser analisados ainda o transporte sanitário e o tempo de permanência dos pacientes no ambulatório. “São questões que podem ser melhoradas, mas em conjunto com os municípios”, aponta.

Hipertensão e Diabetes

Ainda na reunião, o Consórcio apresentou a nova Linha de Cuidado que está sendo implementada nos municípios da 3ª Regional. “Vamos iniciar os atendimentos da Linha de Cuidado de Hipertensão e Diabetes no próximo dia 10”, antecipa. Atendimentos com cardiologista, endocrinologista, nutricionista e psicólogo já estão previstos. “Atuaremos em três ambulatórios, dois em Ponta Grossa (na sede e outro espaço cedido pela Prefeitura), e na sub-sede de Castro”, conta.